A Defesa Civil Municipal de Cuiabá reforçou, nesta segunda-feira (17), o alerta para a possibilidade de tempestades localizadas e chuvas intensas nas próximas horas.
De acordo com as informações dos órgãos Estadual e Nacional, a capital mato-grossense pode registrar precipitação de até 60 mm entre hoje e terça-feira (18), com rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h.
O secretário-adjunto especial da Defesa Civil de Cuiabá, coronel BM Alessandro Borges, destacou que a situação exige atenção redobrada, embora a intensidade atual da chuva seja considerada média.
A cidade já registrou alguns incidentes nesta segunda-feira, como o desabamento da parede de uma residência no bairro Dom Aquino e a queda de três árvores em pontos diferentes.
Também houve acúmulo momentâneo de água em trechos de vias importantes como as Avenidas Rubens de Mendonça (CPA) e Fernando Corrêa, e no bairro Jardim Tropical.
Monitoramento e recomendações
O secretário esclareceu que os alagamentos observados são momentâneos e esperados até a conclusão de obras de infraestrutura. Ele garantiu que os córregos permaneceram dentro dos níveis de segurança e não houve, até o momento, registro de incidentes de maior gravidade ou vítimas. As equipes da Defesa Civil estão percorrendo as áreas de risco e monitorando o cenário em tempo real.
O alerta reforça os riscos de queda de galhos de árvores, instabilidade em estruturas frágeis e descargas elétricas. A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados essenciais para a população:
- Antes da chuva: Verificar telhados e calhas e observar árvores frágeis.
- Durante a chuva: Evitar ficar sob árvores, placas e postes. Se estiver dirigindo, parar em local seguro e evitar atravessar áreas alagadas.
- Depois da chuva: Redobrar a atenção com fios caídos e observar rachaduras em muros ou barrancos.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199), ou o WhatsApp de plantão 24 horas da Defesa Civil de Cuiabá (65) 99244-4018.



















