Defesa Civil avalia estragos feitos pelas chuvas em cidade vizinha a Lucas do Rio Verde

Prefeito de Itanhangá editou documento que decreta estado de emergência no município

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 03 15 at 07.25.59 1
Foto: Divulgação

As chuvas que caíram sobre Itanhangá na madrugada do ultimo dia 8 provocaram uma série de estragos na infraestrutura do município, principalmente na zona rural. Nesta terça-feira (14), agentes da Defesa Civil de Mato Grosso estiveram no município visitando as áreas mais afetadas. A prefeitura local publicou ontem documento que decreta estado de emergência no município.

Segundo o prefeito Edu Pascoski, as cerca de 6 horas de chuva foram suficiente para romper bueiros, interromper estradas e destruir represas onde produtores produziam alevinos para subsistência ou para comercialização.

“Choveu nessas poucas horas mais de 250 mm. Foi uma chuva parelha, mas em determinados pontos passou de 250 mm, em alguns outros pontos, pouco mais de 100 mm e acabou ocasionando todos esses problemas”, explicou o gestor.

Contudo, o período chuvoso vem castigando a região desde janeiro. Edu solicitou junto a Aprosoja um mapa do quantitativo chuvoso que se abateu sobre a região desde o início do ano.

“Afetou também o transporte escolar, o recolhimento do leite da bacia leiteira”, acrescentou.

Em relação à safra, Pascoski citou que os produtores rurais estão terminando a colheita aqui e o município consegue fazer um paliativo para escoar a produção.

[Continua depois da Publicidade]

Reconhecimento

A administração municipal aguarda o reconhecimento pelos governos estadual e federal do estado de emergência decretado nesta terça-feira. Através deste reconhecimento, a intenção é conseguir recursos para auxiliar na reconstrução da infraestrutura rural do município.

“Porque os prejuízos aqui no município vão chegar em torno de R$ 700 mil a R$ 1 milhão, para atender pontes, bueiros e alguns pontos que nós vamos ter que reconstruir”, finalizou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.