Curso fortalece atendimento a mulheres vítimas de violência em Mato Grosso

Profissionais da segurança pública da Região Centro-Oeste recebem capacitação especializada sobre enfrentamento à violência de gênero.

Fonte: CenárioMT

Curso fortalece atendimento a mulheres vítimas de violência em Mato Grosso
Curso fortalece atendimento a mulheres vítimas de violência em Mato Grosso - Foto: SESP

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) participa do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres e Meninas em Situação de Violência, realizado entre os dias 19 e 27 de maio de 2025, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O evento reúne 40 agentes de segurança — entre policiais militares e guardas municipais — dos três estados e da unidade federativa da Região Centro-Oeste. A formação tem como objetivo reforçar políticas públicas no enfrentamento à violência de gênero e é promovida pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).

[Continua depois da Publicidade]

Com 60 horas de carga horária, o curso oferece conteúdos teóricos e práticos, abordando desde a legislação protetiva até técnicas de acolhimento inicial, aplicação de medidas protetivas e atuação integrada em rede. A formação também inclui palestras, oficinas, simulados e avaliações, com direito à certificação final.

De acordo com a tenente-coronel Monalisa Toledo, coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, a qualificação dos profissionais é essencial para melhorar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade. “Essa união entre diferentes forças reforça nosso compromisso com a melhoria contínua da segurança em todo o estado”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

Sete policiais militares de Mato Grosso participam da capacitação, além de guardas municipais de Sinop, Sorriso, Alta Floresta e Várzea Grande, fortalecendo o trabalho conjunto das forças de segurança pública no combate à violência contra mulheres e meninas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.