A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em parceria com a Academia da Polícia Civil (Acadepol) e a Diretoria de Inteligência, lançou o 1º Curso de Inteligência em Fiscalização de Insumos Agropecuários (Cifriagro).
O treinamento visa capacitar 47 profissionais de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ibama, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Politec e até a Polícia Civil do Amapá.
Segundo o delegado Cláudio Álvares Sant’Ana, diretor de Atividades Especiais da Polícia Civil, a iniciativa pretende aprimorar a atuação dos servidores na prevenção e repressão de crimes ambientais, reconhecendo a importância da inteligência nas operações de fiscalização.
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, reforça que a capacitação técnica é fundamental para o enfrentamento de ilícitos ambientais e sanitários, destacando que o curso prepara os agentes para atuar com maior eficácia contra irregularidades envolvendo insumos agropecuários.
Com foco em técnicas de inteligência aplicadas à fiscalização, o programa conta com supervisão pedagógica da Acadepol e o aval da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. A iniciativa ainda recebe apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, do Programa REM Mato Grosso e da Sema.