Curso de Cães Detectores de Drogas reforça segurança em Mato Grosso

O 5° Curso de Cães Detectores de Drogas formou profissionais de diversos estados, aprimorando técnicas de cinotecnia para operações policiais.

Fonte: CenárioMT

Curso de Cães Detectores de Drogas reforça segurança em Mato Grosso
Curso de Cães Detectores de Drogas reforça segurança em Mato Grosso - Foto: PM

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), concluiu nesta terça-feira (30.9) o 5° Curso de Cães Detectores de Drogas. O treinamento de 15 dias contou com a participação de 31 profissionais e 15 cães de trabalho policial.

Além de policiais militares, a turma reuniu agentes da Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro, provenientes de estados como Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e um instrutor do Distrito Federal.

Os participantes foram capacitados em disciplinas essenciais da cinotecnia, envolvendo busca em bagagens, veículos, edificações e ambientes abertos, além de treinamento para atuação com explosivos e química aplicada à detecção de drogas. O curso visa padronizar e aprimorar o uso de cães em operações policiais em todo o país.

Segundo o tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, comandante do Bope, o curso integra o Projeto Cão Protetor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e fortalece a Operação Tolerância Zero, que combate o narcotráfico nas regiões de fronteira. Ele ressaltou que os cães treinados ampliam a capacidade de fiscalização, contribuindo para a redução da criminalidade organizada e reforçando Mato Grosso como referência nacional em operações especializadas.