Secretaria dialoga com produtores da agricultura familiar sobre políticas de auxílio durante a pandemia

De acordo com os produtores, a maior dificuldade dos últimos quatro meses tem sido escoar a produção. A Pasta estuda maneiras de atender as demandas, seguindo as medidas de biossegurança

Fonte: CenarioMT

Gustavo Duarte

 

Equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realizou na última sexta-feira (24), visitas às famílias da região do Cinturão Verde em Cuiabá buscando saber como o poder público Municipal pode auxiliar a agricultura familiar neste período de pandemia.

[Continua depois da Publicidade]

“Nós viemos visitar alguns dos produtores da agricultura familiar, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para entender quais são as demandas deles neste momento de pandemia e estudar a melhor forma de ajudá-los. Por recomendações de biossegurança as visitas no campo diminuíram, mas nossos técnicos têm se desdobrado procurando meios de atender as comunidades de maneira segura, com menor risco possível a saúde, porque a gestão entende a importância desses trabalhadores para o setor econômico, para o abastecimento da cidade e das famílias cuiabanas”, pontuou a secretário de Agricultura, Débora Marques.

De acordo com os produtores, a maior dificuldade dos últimos quatro meses tem sido escoar a produção, visto que um dos principais compradores, os feirantes, estão proibidos de exercer atividades cumprindo medidas de biossegurança no combate a propagação do novo Coronavírus.

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos caminhando como podemos, mas as coisas estão difíceis. Se o prefeito criasse um programa municipal para a agricultura familiar de aquisição de alimentos iria ajudar muito a gente, porque neste momento estamos produzindo sem conseguir vender”, opinou o produtor e presidente da Associação de Agricultura Familiar do Cinturão Verde e Cuiabá, Valdir Gonçalves da Silva.

Cuiabá possui mais de 2 mil propriedades rurais distribuídas, chegando a 2% da população da capital, uma média de 12 mil pessoas vivendo no campo, de onde tiram na maioria das vezes, a principal renda.

Neste período de enfrentamento a pandemia, a assessoria as cerca de 50 comunidades rurais de Cuiabá está sendo realizada via internet, com visitas in loco esporádicas, sempre respeitando as medidas de biossegurança. Na ocasião, foram entregues máscaras e garrafas de álcool 70% e reforçadas as recomendações de higiene e prevenção ao contágio da COVID-19.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .