Redução da pressão da água afetará a região metropolitana de São Paulo

A Sabesp iniciará cortes diários no fornecimento durante a madrugada devido à estiagem e níveis críticos dos reservatórios.

Fonte: CenárioMT

Redução da pressão da água afetará a região metropolitana de São Paulo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A redução da pressão da água na região metropolitana de São Paulo começará a partir desta quarta-feira (27), ocorrendo diariamente entre 21h e 5h, anunciou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O horário escolhido coincide com o menor consumo residencial.

A medida é motivada pela estiagem e pelo baixo armazenamento dos reservatórios que abastecem a capital paulista. A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou a ação com o objetivo de reduzir perdas e evitar vazamentos, preservando os reservatórios.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a Sabesp e o governo estadual, a iniciativa é preventiva e temporária. Não há previsão de término nem estimativas sobre os impactos diretos à população, embora a companhia ressalte que imóveis com caixas d’água sofrerão menos com a redução da pressão.

Apesar das chuvas registradas recentemente, os reservatórios permanecem críticos. Ontem, o nível somou 38%, o menor desde 2015, quando São Paulo enfrentou uma crise hídrica. O Sistema Cantareira, principal reservatório da região, está com 35,5% de armazenamento, em nível de atenção, sendo considerado crítico quando varia entre 30% e 20% e em estado de emergência abaixo de 20%.

[Continua depois da Publicidade]

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informa que as chuvas em agosto ficaram abaixo da média histórica, com 13,3mm acumulados, apenas 44% da média esperada para o mês.

Para mais informações sobre economia de água e dimensionamento de caixas-d’água, a população deve consultar o site da Sabesp e seus canais de atendimento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.