Projeto quer proibir canudos e copos plásticos nos comércios na capital de Mato Grosso

De acordo com a Câmara de Cuiabá, a medida tem a proposta de preservação do meio ambiente. Os canudos e copos descartáveis deverão ser substituídos por material de papel reciclável, comestível ou biodegradável.

Fonte: G1 MT

Um projeto de lei prevê a proibição do fornecimento de canudos e copos plásticos nos comércios de Cuiabá. A mensagem foi apresentada nessa terça-feira (5) pelo vereador Justino Malheiros (PV) e ainda deve ser votada pelos parlamentares.

De acordo com a Câmara de Cuiabá, a medida tem a proposta de preservação do meio ambiente.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a proposta, o fornecimento dos materiais ficaria proibido em estabelecimentos de qualquer espécie que façam uso destes produtos descartáveis. Os canudos e copos descartáveis deverão ser substituídos por material de papel reciclável, comestível ou biodegradável.

O vereador citou grandes empresas que já estão promovendo a substituição. No Brasil, algumas cidades e estados também já aderiram ao movimento, como o Rio de Janeiro.

[Continua depois da Publicidade]

Multa

A fim de garantir a implementação da medida, o projeto ainda prevê penalidades em caso de descumprimento.

Os proprietários de estabelecimentos comerciais que oferecem este tipo de material aos clientes terão 30 dias para a regularização, contados a partir da notificação, sendo este prazo improrrogável.

Desta forma, havendo descumprimento ou não regularização, será aplicada multa no valor correspondente a cinco salários-mínimos. O valor será dobrado em caso de reincidência.

Conforme a proposta, em caso de descumprimento, mesmo após a imposição da multa em dobro, serão suspensas as licenças municipais de funcionamento por até 30 dias.

Recentemente foram identificadas 198 nascentes em área urbana na capital mato-grossense onde 82% delas estão em estágio de degradação com tendência de desaguar, principalmente, no entorno do Rio Cuiabá.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .