Treze motoristas foram presos em flagrante por embriaguez ao volante durante duas edições da Operação Lei Seca realizadas na madrugada de domingo (25), em Cuiabá. As ações ocorreram simultaneamente na Avenida Isaac Póvoas, região central, e na Avenida José Monteiro de Figueiredo, no bairro Duque de Caxias.
As operações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com apoio de órgãos como o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito, a Perícia Oficial e Identificação Técnica, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT), a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Um dos presos por embriaguez não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante as abordagens, também foi detida uma pessoa por adulteração dos sinais identificadores de um veículo.
Ao todo, 39 veículos foram removidos, incluindo um T-Cross com R$ 10.818,75 em multas aplicadas entre 2021 e 2023, a maioria por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho.
Na Avenida Isaac Póvoas, foram lavrados 44 autos de infração de trânsito. Dentre eles, 15 por dirigir sob efeito de álcool, oito por veículo sem registro ou não licenciado, sete por recusa ao teste de alcoolemia, quatro por dirigir sem CNH e 10 por outras infrações. Nesse ponto, 87 pessoas realizaram o teste do bafômetro, 84 veículos foram fiscalizados e 27 removidos, sendo 25 carros e duas motos.
Na Avenida José Monteiro de Figueiredo, os agentes emitiram 22 autos de infração, incluindo nove por embriaguez ao volante, seis por recusa ao bafômetro, quatro por veículo irregular, um por falta de CNH e dois por outras irregularidades. Foram 58 testes de alcoolemia realizados, com 53 veículos fiscalizados e 12 removidos (11 carros e uma moto).
A Operação Lei Seca tem como objetivo principal reduzir acidentes e preservar vidas no trânsito, por meio de ações integradas e fiscalização rigorosa.