O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, fez um alerta nesta semana sobre a necessidade urgente de reforçar os estoques de sangue em Cuiabá. A unidade enfrenta baixa nos tipos O+, O-, AB- e B-, considerados essenciais para o atendimento de emergências.
Segundo o diretor Fernando Henrique Modolo, além das demandas diárias de hospitais da rede pública e privada, o Hemocentro atuará como retaguarda durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). A unidade ficará de prontidão para fornecer hemocomponentes, caso haja necessidade durante o evento.
Modolo explicou que manter os estoques estáveis é essencial para garantir o abastecimento local e permitir apoio imediato a outras regiões. “Precisamos estar preparados para situações emergenciais, desastres ou acidentes que possam ocorrer durante a conferência”, destacou o diretor.
Doações e horários de atendimento
Os cidadãos podem comparecer ao MT Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho, nº 1.055, bairro Centro Sul, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem intervalo para almoço. O convite se estende a todos os tipos sanguíneos, com ênfase especial nos que estão em nível crítico.
Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição leve. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos — menores de idade devem levar autorização dos pais ou responsável. Homens podem realizar até quatro doações por ano e mulheres, três, respeitando o intervalo mínimo entre as coletas.
Como agendar a doação
O agendamento pode ser feito pelo Sistema de Agendamento disponível online, pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (mensagens) ou pelos telefones (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026. O Hemocentro fornece comprovante de comparecimento e atestado de doação, que podem ser apresentados no trabalho para justificar ausência no expediente.
“Contamos com o apoio dos mato-grossenses para manter os estoques em níveis seguros e ajudar ainda mais pessoas neste momento de preparação para a COP 30”, reforçou Modolo. As informações são da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom-MT).


















