27 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁMinistério da Saúde não repassa Caderneta de Saúde da Criança e compromete...

Ministério da Saúde não repassa Caderneta de Saúde da Criança e compromete atendimentos em Cuiabá

A Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde informou que o processo de licitação para a impressão da Caderneta de Saúde da Criança deste ano está tramitando e tão logo se conclua, a Caderneta será distribuída aos Estados. A informação foi emitida pelo órgão em 30/07/2018, às 18h08, conforme horário oficial de Brasília e, desde então, as secretarias estaduais e municipais de Saúde atuam com dificuldades e sem prazo para o recebimento das remessas deste ano.

Em Cuiabá, a falta de repasse das Cadernetas de Saúde da Criança por parte do Governo Federal está, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, causando transtornos e insatisfação à população, uma vez que a Caderneta é usada por equipes de saúde e familiares para, dentre outras funções, acompanhamento do calendário vacinal da criança do zero aos 12 anos.

“A população está preocupada porque o ciclo normal é que ao nascer à criança já saia da maternidade com a caderneta ou busque-a em uma Unidade Básica de Saúde para, por meio dela, acompanhar o calendário vacinal, evolução clínica e ciclo de crescimento. Entretanto, isso não tem ocorrido devido ao atraso por parte do Ministério da Saúde, culminado em transtornos e profunda insatisfação da população”, explicou a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng. 

Para diminuir os impactos à população, a diretora ressalta que a gestão Emanuel Pinheiro vem desde o início do mandato, desenvolvendo diversas estratégias, dentre elas o uso de “folhas espelhos”. 

“Com contrapartida própria, o município produziu um montante considerável que atendeu a população do início da gestão Emanuel até poucos meses atrás. Como o MS ainda não honrou seus prazos e, não possuímos orçamento aprovado para nova compra, estamos trabalhando com estratégias de ‘folha espelho’ (cópia do calendário vacinal da Caderneta) até que a distribuição seja restabelecida”, frisou. 

PERÍODO DE MATRÍCULA 

Outra estratégia definida entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação de Cuiabá é o aprazamento da exigência de apresentação da cópia do cartão vacinal no ato de matrículas escolares. 

“A cópia do cartão de vacina é uma exigência das unidades escolares do município no ato da matrícula. Entretanto, recebemos da secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, diversas situações de extravios do cartão. Para estes casos, a adjunta informou que a Educação aguardará até que a distribuição da Caderneta seja regularizada para só então exigir a entrega”, finalizou a diretora. 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022