23.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 06 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁMeteoro é flagrado no céu de Cuiabá; veja o vídeo

Meteoro é flagrado no céu de Cuiabá; veja o vídeo

Meteoro cruza o céu de Cuiabá e de São José dos 4 Marcos/MT, veja o vídeo
Por informações de Clima ao vivo e Gazeta Digital

Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon registraram um meteoro em Cuiabá/MT e em São José dos Quatro Marcos/MT na madrugada desta sexta-feira (22).

Meteoro passou pelo céu de Mato Grosso na madrugada de sexta-feira (22), sendo visível nas cidades de Cuiabá e São José dos Quatro Marcos. A explosão aconteceu a 38 km de altitude, perto de Cáceres.

O fenômeno foi flagrado por uma câmera instalada na avenida do CPA, antes mesmo de chegar no viaduto da Miguel Sutil, nas proximidades do Taiamã Hotel. Elas pertencem ao Clima ao Vivo e Brazilian Meteor Observation Network.

O grupo monitora meteoros afirmou que o clarão foi tão intenso que ofuscou a lua cheia. Denominado como ‘superbólido’, a explosão aconteceu no céu e decorre por conta da passagem em alta velocidade da rocha pela atmosfera terrestre.

Marcelo Zurita, da Barmon, explica que asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.

Por isso, quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso.

“Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, afirma. (Com informações do Clima Ao Vivo)

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,345FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,099SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS/MT
Integrante do Rotary Club de Lucas assume cadeira na ABROL/MT
dezembro 06, 2021
PODER LEGISLATIVO
Polêmico, projeto que reajusta salários de prefeito, vice e secretários é aprovado em Lucas do Rio Verde
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Praça dos Migrantes recebe público na abertura do Natal da Esperança
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Prova noturna marca a última etapa do Circuito 4 Estações de Corrida de Rua
dezembro 06, 2021