25 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 19 junho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁLimpurb realiza trabalho diário de poda de árvores para evitar transtornos e...

Limpurb realiza trabalho diário de poda de árvores para evitar transtornos e melhorar paisagismo de Cuiabá

São alcançadas pela ação da Prefeitura de Cuiabá apenas a vegetação situada em espaços públicos
Por CenarioMT

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) tem realizado uma média mensal de 110 procedimentos de corte e poda árvores, por cada uma das três equipes montadas para esse tipo de demanda. Os trabalhos são considerados de suma importância para conservação e melhoria na qualidade ambiental urbana, evitando quedas parciais ou integrais de árvores e galhos.

De acordo com a Limpurb, as atividades são realizadas a partir de demandas recebidas pelo telefone (65) 3645-5500, por meio de pedidos feitos pelos presidentes das Associações de Moradores, e também seguindo indicações apresentadas pelos parlamentares da Câmara Municipal de Cuiabá. Os serviços são efetuados seguindo o que determina a Lei Complementar nº 004/1992 e Decreto Municipal nº 5.144/2012.

Dessa forma, são alcançadas pela ação da Prefeitura de Cuiabá apenas a vegetação situada em espaços públicos como, por exemplo, praças, parques, calçadas e canteiros centrais das ruas e avenidas. Segundo a Limpurb, o corte consiste no processo de retirada completa da árvore, por meio de motosserra e similares. Já a poda, trata-se do corte de galhos em função de diversos fatores.

“A retirada da árvore é um processo mais demorado que, em algumas vezes, precisa de licenciamento ambiental. Ou seja, antes de tudo, é feito uma análise pelos nossos engenheiros florestais, que emitem um laudo técnico. Já a poda é mais simples e atende fatores como a desobstrução da sinalização de trânsito, e impedimento do contato redes de energia e telefonia”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Conforme o coordenador de Limpeza Pública de Cuiabá, Valmir Molina, em caso de contato da vegetação com a rede elétrica ou de telefonia, o serviço deve ser feito pelas devidas companhias, que possuem os funcionários e equipamentos de segurança necessários para atuar da maneira correta nesse tipo de situação. O coordenador destaca ainda a importância dos trabalhos para a própria saúde da árvore.

“A poda ou corte feitos corretamente contribui para o desenvolvimento saudável das árvores e, consequentemente, com a arborização da cidade. É com esse objetivo e alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável do Município, que trabalhamos em benefício do cidadão e do meio ambiente”, pontua Molina. 


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes de Saúde e Atenção Básica recebem capacitação em Lucas do Rio Verde
junho 19, 2021
LUTO
Com mais dois óbitos, Lucas do Rio Verde chega 166 mortes por Covid-19
junho 19, 2021