EJA quer a participação efetiva dos alunos na construção coletiva do conhecimento

Fonte: MARIA BARBANT

Nos 300 anos da capital, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá como tema “Os educandos da Educação de Jovens e Adultos como agentes (trans) formadores nos 300 anos da História de Cuiabá”. O tema foi escolhido para o triênio 2017-2019 e está focado nos interesses e na realidade dos alunos atendidos na modalidade de ensino, com o objetivo de inserir esses estudantes nas questões contemporâneas que envolvem a cidade.

O Planejamento Pedagógico para o ano letivo de 2019 foi apresentado durante a Semana Pedagógica, evento realizado entre os dias 23 de janeiro e 8 de fevereiro, e que reuniu todos os profissionais da Educação da rede pública municipal.

[Continua depois da Publicidade]

Também foram apresentadas as propostas de implantação da Política Educacional da Escola Cuiabana para a modalidade de ensino, que será discutida entre os profissionais, finalizada em outubro e implantada em 2020 e da organização curricular.  Desse momento de reflexão e estudos surgiu um documento, já encaminhado para as equipes gestoras das unidades educacionais com orientações.   

“Nossa meta é elevar os níveis de escolarização da população e reduzir o analfabetismo na população de 15 a 39 anos de idade, cumprindo as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação, e as determinações da gestão Emanuel Pinheiro, para avançarmos também no atendimento a essa parcela da população”, ressaltou Marilene Souza Carvalho, líder da Equipe de EJA.

[Continua depois da Publicidade]

Pedagógico  

Cultura, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Tecnologia são alguns dos subtemas que serão abordados em sala de aula. No 1º bimestre, o subtema será, De 1719 a 2019 – 300 anos de Cuiabá: Pessoas, Memórias, História e Lugares; no 2º bimestre, a Economia Solidária e Prática de Empreendedorismo na transformação social dos estudantes da EJA; no 3º bimestre, os impactos ambientais nos 300 anos de história de Cuiabá e no 4º bimestre, os Desafios para os próximos tempos: inovação tecnológica e qualidade de vida.

“Assim como nas demais modalidades de ensino, também na Educação de Jovens é fundamental o acolhimento e a participação dos estudantes, que devem ser compreendidos como sujeitos de direito, em processo de aprendizagem. A nossa meta é a formação integral de nossos estudantes, preparando todos eles para a participação ativa e efetiva no desenvolvimento da sua comunidade e da nossa cidade”, pontuou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

EJA

Desenvolvida pelo Governo Federal, a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino fundamental ou médio na escola regular na idade apropriada.

A modalidade possibilita que o aluno retome aos estudos e conclua em um tempo menor, qualificando-o para melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A EJA tem como princípio o direito de aprender ao longo da vida e não apenas escolarizar, sendo que o ponto de partida é o permanente acolhimento dos estudantes em sua totalidade.

Matrícula

Se você tem 15 anos ou mais e deseja retornar aos estudos, procure uma unidade escolar municipal mais próxima que atenda na modalidade e faça a sua matrícula, que poderá ser realizada em qualquer momento do ano letivo. A rede pública municipal de Educação oferece a Educação de Jovens e Adultos em 13 unidades sendo oito delas urbanas e cinco do campo. Nessas unidades foram atendidas em 2018, 1250 alunos.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .