Cultura afro e indígena terá representante específico no Conselho Municipal de Política Cultural

Os interessados em participar do processo eleitoral do Conselho podem se inscrever até o dia 31 de julho de maneira virtual

Fonte: CenarioMT

Luiz Alves

 

O Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá ganha uma nova cadeira representativa neste processo eleitoral. O segmento de cultura afro e indígena brasileiras poderá eleger seu representante nestas eleições, que estão com inscrições abertas para delegados e conselheiros até o dia 31 de julho. Em razão da pandemia do novo coronavírus, tanto inscrições quanto as eleições de 2020 serão realizadas via internet.

[Continua depois da Publicidade]

“Nós tínhamos anteriormente, sete segmentos do Conselho, este ano, incorporamos um oitavo segmento, que é a cultura afro e indígena brasileira. É importante mobilizarmos todos os segmentos culturais, para que a gente possa compor o Conselho de maneira mais democrática e participativa”, explicou o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

Este ano, são oito os segmentos com cadeiras representativas, para mandato de dois anos. O processo será realizado de maneira direta e virtual. Cada voto é único e não será permitida composição oficial de chapa. Os segmentos podem realizar assembleias virtuais antes e pós-inscrições debater sobre a qualificação de seus representantes junto ao Conselho.

[Continua depois da Publicidade]

Na última terça-feira (21), cerca de 55 pessoas, dentre artistas e representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer se reuniram por videoconferência para dialogar sobre o processo eleitoral do Conselho, sanar dúvidas e compartilhar opiniões sobre as novas diretrizes.

“É por meio dele que são definidas as diretrizes e aplicação dos recurso em nível municipal. A pandemia nos atrasou, tivemos que rever o cronograma e fazer mudanças na forma de trabalho e isso também aconteceu com todos que tiveram que adaptar suas atividades ao momento. Então, de forma inédita, virtual, faremos as eleições para o próximo biênio, acompanhando a tendência do momento”, pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.

Para participar, os candidatos a Conselheiros e Delegados devem realizar suas inscrições até o dia 31 de julho. O delegado será a pessoa apta para votação dos conselheiros. Dentre os documentos exigidos para pleitear a possibilidade de votar, está currículo que comprove sua atividade artística e/ou cultural por no mínimo dois anos e também comprovação de residência em Cuiabá pelo mesmo período. Já para se inscrever como Conselheiro, é preciso comprovar atividade na área por no mínimo 4 anos e também residência na Capital pelo mesmo período.

O Conselho é um órgão deliberativo consultivo, que ajuda a definir a política cultural do município, como a política de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Cultura. Em 2019, R$ 2,1 milhões foram investidos em políticas culturais em Cuiabá, por meio do edital FUNDO/2019. Foram 51 projetos aprovados e mais de 200 artistas envolvidos direta e indiretamente, com trabalho que continuam dando frutos.

 

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .