22.5 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 29 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁCuiabá registra primeiro óbito causado por Influenza H3N2

Cuiabá registra primeiro óbito causado por Influenza H3N2

Vítima era mulher, tinha 68 anos e estava internada em hospital particular
Por CenárioMT

Foi confirmado nesta terça-feira (04) o primeiro óbito de paciente infectado pelo vírus Influenza H3N2 em Cuiabá. A paciente era uma mulher de 68 anos que estava internada em hospital particular. O óbito ocorreu em 30 de dezembro último, mas a confirmação só veio nesta terça-feira.

A Vigilância Epidemiológica da capital foi notificada no dia 20/12/2021 que a paciente tinha Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ontem a vigilância recebeu o laudo do exame e confirmação do Laboratório Central do Estado.

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Flavia Guimarães, ressalta a importância de reforçar que a Síndrome Gripal é transmitida pelas vias respiratórias, da mesma forma que a Covid-19. “Precisamos manter todos os cuidados de prevenção, como lavagem das mãos, distanciamento social, uso de álcool 70%, uso de máscara, manter-se afastado de pessoas que apresentem sintomas, evitar aglomerações, para que não haja o contágio”, declarou.

Flávia também ressaltou que é essencial a necessidade da vacinação, tanto para a Covid-19, quanto para a Influenza. “No caso destas doenças que são imunopreveníveis, como as Influenzas e a Covid, quando a pessoa toma a vacina, diminui a possibilidade de ter uma evolução na doença com gravidade e de ter óbito. O importante é termos todos estes cuidados e aqueles que apresentarem sintomas devem buscar uma unidade de saúde para fazer avaliação e o acompanhamento dos profissionais de saúde”, alerta.

Ameaça dupla

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamentou a morte da paciente. Ele lembra que a humanidade ainda está enfrentando o coronavírus ainda está circulando e que o vírus da Influenza reforça a necessidade de cuidados.

“Infelizmente continuamos vivendo tempos difíceis e não podemos nos descuidar, porque agora a ameaça é dupla. Estamos trabalhando incessantemente para oferecermos atendimento e tratamento dignos para a nossa população, mas novamente eu rogo à população que se cuide. Sistema de saúde em nenhum lugar do mundo consegue dar conta de toda a população ao mesmo tempo e Cuiabá não é diferente. Estamos trabalhando muito para melhorar, mas precisamos que a população também nos ajude, tomando os cuidados necessários”, disse Pinheiro.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,409FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,127SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeito Miguel Vaz e gestores do Estado discutem recursos para a saúde luverdense
janeiro 29, 2022
Lucas do Rio Verde
Pavimentação da Estrada da Baiana é discutida junto a municípios durante visita do vice-governador
janeiro 29, 2022
CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
Luverdense recebe o Cuiabá neste sábado em busca de reabilitação no Estadual
janeiro 29, 2022
Fim de semana chuvoso
Bastante pancadas de chuvas em MT: Lucas do Rio Verde e Sorriso estão na faixa amarela
janeiro 28, 2022