Cuiabá reforça a vigilância com monitoramento 24h

Programa estadual já implantou quase 2 mil câmeras na capital

Fonte: CenárioMT

Mutirão ambiental tenta resolver 300 infrações em Mato Grosso
Mutirão ambiental tenta resolver 300 infrações em Mato Grosso - Foto: Sesp-MT

Cuiabá conta com 1.912 câmeras instaladas em pontos estratégicos e escolas públicas por meio do programa estadual de videomonitoramento. A meta é atingir 4,7 mil equipamentos na capital, sendo 2,5 mil por meio de parcerias com entidades privadas. Mais de 80 termos de cooperação já foram firmados com setores como comércio, educação, setor rural e condomínios.

A tecnologia inclui câmeras fixas, OCRs para leitura de placas e modelos com movimentação automática. As imagens são monitoradas 24 horas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Um sistema de reconhecimento facial, em teste na Arena Pantanal, já resultou na prisão de mais de 25 foragidos.

[Continua depois da Publicidade]

O programa foi expandido para atender escolas, totalizando mais de 20 mil câmeras em todo o estado. Cuiabá, por sua relevância estratégica, é prioridade na criação dessa “muralha digital” de combate à criminalidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.