Comerciantes de Cuiabá voltam a ficar otimistas com aproximação do fim de ano

Fonte: Assessoria

Apesar das recentes retrações no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou crescimento considerável de 9% em outubro sobre o mês anterior. A forte alta fez com que o índice voltasse a ficar em zona de satisfação, atingindo 102,6 pontos, contra 94,1 apurados em setembro.

Conforme análise do Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o índice retoma níveis positivos após dois meses abaixo dos 100 pontos. Porém, o valor atual está 7,15% abaixo do verificado em outubro de 2024, quando alcançou 110,5 pontos.

[Continua depois da Publicidade]

Mesmo com o crescimento mensal, o presidente Wenceslau Júnior demonstrou atenção a determinados subíndices da pesquisa. “Apesar do aumento da confiança, mais da metade dos empresários ainda avalia negativamente a economia brasileira, o que demonstra que o otimismo atual foi puxado mais pelo desempenho das próprias empresas do que pelo cenário nacional.”

É o que mostra o levantamento da CNC, segundo o qual 81,8% dos empresários da capital consideram que as condições atuais da economia brasileira pioraram. O nível de insatisfação é semelhante para as condições atuais do setor, já que 73,7% afirmaram que pioraram em relação ao ano passado.

[Continua depois da Publicidade]

Mesmo com a insatisfação de boa parte dos empresários do comércio, todos os subíndices apresentaram crescimento, com destaque para a Expectativa do Empresário do Comércio, que registrou alta de 13,3%, seguida pelo Investimento do Empresário do Comércio, com 7,5%, e pelas Condições Atuais do Empresário do Comércio, que avançaram 4,1% em relação ao mês anterior.

Quanto às condições atuais das empresas, a situação é inversa: para a maioria (56,5%) dos comerciantes, o cenário está melhor. Em relação à expectativa para os próximos meses, 40,6% acreditam que a situação melhore muito, enquanto 38,8% esperam que melhore ao menos um pouco.

Investimentos nas empresas

A pesquisa também apresenta dados sobre contratação de funcionários e revela que 79,4% dos comerciantes esperam aumentar o quadro de colaboradores. Sobre o nível de investimento das empresas, 53,2% dos respondentes afirmam que está maior em relação a outubro do ano passado, enquanto 46,8% dizem estar menor na comparação com 2024.

Diante disso, o presidente da Fecomércio-MT afirmou que “o aumento do nível de investimento demonstra que os empresários começam a ter uma melhora nas expectativas, indicando maior confiança diante de um cenário de vendas mais favorável no final de ano”.

Cenário nacional

O índice nacional também registrou aumento, passando de 98,5 pontos em setembro para 100,0 em outubro. Apesar da recuperação, o valor atual segue menor do que o registrado no mesmo período de 2024, quando atingiu 112,2 pontos — cerca de 10,87% acima do nível atual.

Sobre isso, Wenceslau Júnior completou: “O desempenho de Cuiabá ser melhor que o nacional indica que o empresariado local se encontra mais confiante na recuperação das condições de mercado, mesmo diante de um cenário de crédito restrito”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT