Chuva causa estragos em avenidas e ruas de Cuiabá

A Avenida das Flores, no Bairro Jardim Cuiabá, ficou alagada e o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar especialmente motoristas que ficaram ilhados no local.

Fonte: G1 MT

Avenida das Flores, no Bairro Jardim Cuiabá, ficou alagada. — Foto: Arquivo Pessoal
Avenida das Flores, no Bairro Jardim Cuiabá, ficou alagada. — Foto: Arquivo Pessoal

 

Diversos pontos de Cuiabá ficaram alagados nesta quarta-feira (3) devido a chuva forte registrada durante toda a manhã.

[Continua depois da Publicidade]

A Avenida das Flores, no Bairro Jardim Cuiabá, ficou alagada e o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar especialmente motoristas que ficaram ilhados no local.

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) desviaram o trânsito para evitar que mais veículos entrassem na avenida.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem com deficiência física precisou ser retirado de uma casa localizada no Bairro Sangri-lá, em Cuiabá, após o imóvel ficar alagado. O homem, que é cadeirante, não conseguia sair do local sozinho.

Outro local de alagamento foi na trincheira do viaduto do Bairro Tijucal. Agentes da Semob desviaram o fluxo de trânsito do local.

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira, em apenas uma hora, choveu mais da metade da média esperada para todo o mês de abril.

Ruas no Centro de Cuiabá ficaram intransitáveis. — Foto: Arquivo Pessoal

 

Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, na primeira hora de chuva, foram registrados 65 mm de precipitação, o que é considerado um volume de intensidade muito forte. A norma climatológica esperada para todo o mês de abril é de 117,8 mm.

Mais de 15 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil somente pela manhã. Em casos de chuva com forte intensidade, as consequências são alagamentos, inundação e enxurradas.

Para a população que reside em área de risco, próximos a córregos e Áreas de Preservação Permanente (APP), é importante colocar seus pertences em locais elevados, documentos pessoais em sacos plásticos para evitar que molhe, conforme orienta a Defesa Civil.
Já a comunidade que está no centro da cidade e precisa atravessar ruas, em casos de alagamento e enxurradas, é fundamental buscar locais abrigados, como de alvenaria.

 

Viaduto em Cuiabá alaga durante temporal e é interditado

Viaduto foi interditado por causa das chuvas — Foto: Reprodução

 

O Viaduto Walter Rabello, que fica no Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, ficou alagado durante um temporal nesta quarta-feira (3) e foi interditado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

De acordo com os agentes de trânsito, os dois sentidos do complexo foi fechado por causa do alagamento e dificuldade dos veículos em transitarem pelo local.

Não há previsão de liberação das vias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas a capital registrou 23 mm de precipitação.

O local em que mais choveu, segundo o levantamento, foi a Serra de São Vicente, com 37 mm de chuva.

Em uma hora, chuva em Cuiabá atinge metade da média esperada para abril

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .