CDL Cuiabá: Fechamento de 13 de junho aos sábados prejudica empresários

Sondagem da CDL Cuiabá mostra que 59,3% dos empresários do centro da cidade tiveram queda nas vendas

Fonte: Assessoria

rua 13 de junho cuiaba mt
Foto: Erlan Aquino (Secom PMC)

De acordo com uma sondagem feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), o fechamento da Rua 13 de Junho para veículos aos sábados não contribuiu para aquecer as vendas do comércio. Desde 20 de setembro, a Prefeitura de Cuiabá destinou o trecho entre as Avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas para barracas de comerciantes, camelos e vendedores ambulantes.

Mas para a maioria dos empresários ouvidos pela CDL Cuiabá, o saldo final foi de queda, e não de aumento nas vendas. De acordo com a pesquisa, 59,3% dos comerciantes tiveram lucro nas vendas em relação ao sábado anterior à mudança, enquanto 18,5% registraram aumento e 22,2% não observaram variação.

A visão dos empresários coincidiu com a percepção dos colaboradores das lojas, que também foram ouvidos pela entidade. Mais da metade (53,7%) relatou queda nas vendas no período analisado.

Embora os relatos tenham percebido um aumento na circulação de pessoas, esse fluxo não se converteu em crescimento das vendas. “O movimento foi maior na rua, mas não na loja”, afirmou um dos participantes.

Além disso, outros foram identificados com o estudo: problemas de mobilidade e falta de estacionamento, além da presença de vendedores ambulantes, apontada como concorrência desleal devido ao não recolhimento de impostos. “A medida trouxe os camelôs de volta, estimulando a informalidade”, destacou um entrevistado.

Presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam explica que há espaço para melhoria na iniciativa da prefeitura. “O fechamento de ruas para estimular o comércio e o lazer é uma tendência mundial. Porém, precisa ser bem planejado, com diálogo entre poder público, lojistas e consumidores”, avaliou.

A análise reflete outro resultado da pesquisa: a percepção de que é necessária estruturação da iniciativa e mais planejamento. Entre as sugestões coletadas pela CDL Cuiabá, estão a padronização das barracas, a separação dos espaços destinados aos ambulantes, uma organização melhor do trânsito, além da oferta de atrações culturais e gastronômicas, brinquedos para crianças e divulgação mais ampla.

A sondagem da CDL Cuiabá foi feita de 30 de setembro a 3 de outubro ouvindo 68 empresas localizadas na Rua 13 de Junho e em calçadões no centro. Cerca de 2 mil comerciantes trabalham nos estabelecimentos comerciais.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT