A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, agora oferece um novo espaço exclusivo de acolhimento para mulheres em situação de violência. O local opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 400.
“O Espaço de Acolhimento da Secretaria da Mulher foi pensado para ser um ambiente seguro e reservado, onde essa mulher será ouvida e orientada sobre seus direitos. Aqui, ela encontra apoio psicológico, orientação jurídica e os encaminhamentos necessários para garantir sua proteção e dignidade”, destacou a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah.
As mulheres são recebidas em um ambiente acolhedor, com portas abertas. Logo no primeiro contato, o atendimento é feito pela coordenadora técnica psicossocial do Espaço de Acolhimento, Julia Vilela.
Ela realiza uma escuta qualificada e uma avaliação integral das necessidades, considerando saúde, educação dos filhos, direitos legais e possibilidades de capacitação profissional.
O acolhimento pode acontecer tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamentos de outros órgãos da rede de enfrentamento à violência.
A psicóloga Valdiany Oliveira ressaltou que o atendimento é gratuito e confidencial, sendo responsável pelo acompanhamento das mulheres que precisam de suporte profissional.
“É importante que venham conhecer o espaço e buscar esse suporte. Viemos ajudar. O atendimento é voltado para mulheres fragilizadas, que, muitas vezes, chegam sem saber como recomeçar. Buscamos oferecer um novo caminho, uma nova esperança. Acolhemos com escuta qualificada, acompanhamento psicológico e orientações práticas”, afirmou a profissional.
O acolhimento também considera situações previstas na Lei Maria da Penha, como o direito à transferência dos filhos para unidades escolares mais próximas da residência, visando a proteção da mulher e das crianças.
Além desse novo espaço na sede, a Prefeitura de Cuiabá mantém em funcionamento, 24 horas por dia, o Espaço de Acolhimento à Mulher no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), uma estrutura dedicada a casos de urgência e emergência envolvendo vítimas de violência doméstica.