Cuiabá entre as capitais brasileiras sem estratégia municipal para mudanças climáticas

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabá entre as capitais brasileiras sem estratégia municipal para mudanças climáticas
Cuiabá entre as capitais brasileiras sem estratégia municipal para mudanças climáticas

Das 26 capitais do Brasil, 15 não possuem uma estratégia municipal para mudanças climáticas, incluindo Cuiabá. O levantamento, realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), autarquia ligada ao Governo do Espírito Santo, baseia-se nas informações disponíveis nos sites oficiais das prefeituras.

Especialistas consideram o plano de mudanças climáticas fundamental para enfrentar e prevenir tragédias ambientais. Esses instrumentos são essenciais para evitar desastres de grandes proporções e minimizar perdas.

Além de Cuiabá, as capitais que não possuem plano municipal de mudanças climáticas incluem Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Maceió (AL), Aracaju (SE), Natal (RN), São Luís (MA), Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO). A análise também avaliou Brasília, que possui um plano disponível na internet.

Capitais como Cuiabá deveriam servir de exemplo, devido à maior arrecadação e estrutura administrativa. Ele defende que os municípios precisam ser apoiados pelos governos federal e estadual para a elaboração de estudos e ações preventivas. Em resposta ao levantamento, a capital de Mato Grosso destacou o recebimento do certificado MCR 2030 (Making Cities Resilient) por ações de resiliência, incluindo o planejamento para resiliência climática e o plantio de árvores, que faz parte do plano diretor da capital.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).