Crianças sofrem tortura e são abandonadas em Paranatinga, MT

Duas crianças foram vítimas de tortura e abandono familiar em Paranatinga, MT, e estão sob proteção do Conselho Tutelar.

Fonte: CenárioMT

Crianças sofrem tortura e são abandonadas em Paranatinga, MT
Imagem ilustrativa: CenárioMT

Duas crianças foram submetidas a situações de maus-tratos e tortura em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, em Mato Grosso. Segundo o delegado Gabriel Conrado, a mãe das crianças as abandonou e o pai está preso, deixando os menores sob os cuidados do avô e da esposa.

O caso veio à tona após a polícia receber um vídeo em que a esposa do avô obriga uma criança de 8 anos a se comportar como cachorro, fazendo-a comer comida do chão e ameaçando-a com uma mangueira.

Conforme o delegado, as crianças ficaram inicialmente sob a guarda do avô paterno, com quem conviviam há cerca de dois anos. Com a prisão do casal, os menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar de Paranaíba, em Mato Grosso do Sul. O Ministério Público de Mato Grosso também solicitou o acolhimento institucional das crianças, destacando que o ambiente familiar era marcado por tortura, intimidações e violência física.

Durante o convívio com o avô e a esposa, as crianças eram frequentemente submetidas à violência física e psicológica. Elas eram obrigadas a ficar de joelho em tampinhas de garrafa, apanhar de mangueira e vara, e dormir do lado de fora da residência. Também foram forçadas a mastigar suas próprias roupas íntimas sujas e frequentar a escola descalças em algumas situações.

O delegado destacou que o avô, responsável legal pelos menores, manteve uma postura omissa, permitindo que as agressões continuassem. A polícia contou com o auxílio de testemunhas, do Conselho Tutelar e do Ministério Público de Mato Grosso.

O casal foi preso preventivamente, e o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário para responsabilização dos autores.