Cresce em 5% o número de prefeitos pardos eleitos em Mato Grosso em 2024

O aumento também ocorreu na faixa de vice-prefeitos pardos, com registro de 4,41% no mesmo ano, em relação a 2020

Fonte: CENÁRIOMT

Cresce em 5% o número de prefeitos pardos eleitos em Mato Grosso em 2024

O cenário político de Mato Grosso registrou um avanço na representatividade racial nas últimas eleições municipais. Em 2024, o número de prefeitos que se autodeclararam pardos e foram eleitos cresceu 5% em comparação com o pleito de 2020. Essa tendência de maior inclusão também se manifestou na eleição de vice-prefeitos pardos, que apresentaram um aumento de 4,41%. Esse incremento é, em parte, resultado das iniciativas contínuas da Justiça Eleitoral para promover a diversidade étnico-racial na política local.

Os dados das Eleições Municipais de 2024 indicam que 39,01% dos prefeitos eleitos em Mato Grosso se identificaram como pardos, um aumento significativo em relação aos 34,31% registrados nas eleições de 2020. Em números absolutos, isso representa a eleição de 55 prefeitos pardos em 2024, contra 47 em 2020. No que concerne aos vice-prefeitos, foram eleitos 69 candidatos pardos (48,94%) em 2024, ante 61 (44,53%) em 2020, evidenciando os crescimentos de 5% e 4,41% na representatividade da população parda para os respectivos cargos.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as ações implementadas pela Justiça Eleitoral para fomentar essa diversidade, destaca-se a obrigatoriedade, nas eleições de 2024, do registro da raça de todos os candidatos no momento da formalização de suas candidaturas. A não observância dessa exigência por parte dos partidos implica em intimação para esclarecimento, uma vez que essa informação é fundamental para a distribuição equitativa do fundo partidário.

Adicionalmente, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) adotou uma medida relevante para assegurar a paridade nas campanhas eleitorais. Implementada em 2024, essa ação consiste na fiscalização rigorosa do tempo de propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. As resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.605/2019 e nº 23.732/2024 estabelecem diretrizes claras sobre a propaganda e a destinação do fundo eleitoral, permitindo ao TRE-MT monitorar a distribuição de recursos entre os candidatos e candidatas, visando garantir condições de igualdade.

[Continua depois da Publicidade]

Desde as Eleições Gerais de 2022, a legislação eleitoral brasileira prevê a distribuição proporcional do fundo eleitoral e do tempo de propaganda em rádio e TV ao número de candidatos negros (pardos e pretos) apresentados pelos partidos.

Essa decisão do TSE representa um incentivo à maior participação dessa parcela da população, que constitui a maioria dos brasileiros, representando 55,5% da população, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O TRE-MT tem se engajado ativamente na luta antirracista, buscando estratégias para equilibrar a participação da população negra no cenário político estadual. Em 2022, o Tribunal aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, por meio de um acordo firmado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa adesão impulsiona a criação e implementação de planejamentos que promovam maior equidade no âmbito da Justiça Eleitoral em Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.