A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Mato Grosso apresentou, nesta quarta-feira (20), o projeto Corregedoria Digital durante a 145ª Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU), realizada na sede da Procuradoria-Geral da Justiça Militar, em Brasília (DF). A iniciativa está registrada no banco de boas práticas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O projeto representa um avanço significativo na modernização das atividades correcionais, ao implementar um sistema eletrônico que automatiza todas as etapas das correições. Com isso, o trabalho da Corregedoria ganha agilidade, precisão e maior resolutividade, fortalecendo a atuação fiscalizatória do órgão. Ele foi apresentado pelo corregedor-geral do MPMT, procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, e pelo promotor de Justiça auxiliar da Coger, Tiago de Sousa Afonso da Silva.
O encontro nacional, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, reuniu representantes dos órgãos correcionais de todo o país. A programação foi marcada por debates sobre temas administrativos de interesse comum e pela apresentação de iniciativas voltadas à efetividade da atuação ministerial.
No primeiro dia, os participantes acompanharam palestra sobre o Código de Ética do Ministério Público brasileiro, publicado em 2023, e sobre a atuação da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP, conduzida pelo conselheiro Dr. Jaime de Cássio Miranda.
Já no segundo dia, o conselheiro Moacyr Rey Filho abordou as ações do CNMP voltadas à incorporação de ferramentas de inteligência artificial, com foco na ampliação da eficiência e resolutividade da atuação ministerial.