Corpo de Bombeiros registra quase 20 mil atendimentos pré-hospitalares em Mato Grosso

Entre janeiro e junho de 2025, a corporação atendeu quase 20 mil ocorrências pré-hospitalares, evidenciando a alta demanda pelo serviço.

Fonte: CenárioMT

Corpo de Bombeiros registra quase 20 mil atendimentos pré-hospitalares em Mato Grosso
Foto: BOMBEIROS

Mato Grosso registrou quase 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar entre janeiro e junho de 2025, todas atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. Esse volume representa o maior número de acionamentos da corporação, superando outras áreas de atuação e destacando a importância desse serviço para a população.

Levantamento da Diretoria Operacional indica 19.966 registros em municípios onde o socorro é prestado. O atendimento pré-hospitalar envolve cuidados imediatos e especializados no local, antes da chegada ao hospital. As ocorrências mais comuns incluem acidentes de trânsito, traumas, paradas cardiorrespiratórias e casos de mal súbito.

[Continua depois da Publicidade]

Em 13 municípios, equipes exclusivas de bombeiros e profissionais de saúde garantem o atendimento. Há também um modelo integrado com prefeituras, como no Médio Norte. Em 2022, Sinop ganhou uma Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, coordenando a regulação médica para Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. O projeto foi reconhecido e premiado pela gestão eficiente.

Em 11 cidades, o Corpo de Bombeiros atua junto ao Samu em unidades compartilhadas, como em Rondonópolis, onde há uma parceria consolidada há mais de 15 anos. Modelos semelhantes foram adotados na Baixada Cuiabana, por meio do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, integrando Bombeiros e Samu no Ciosp para atender Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães. O objetivo é garantir resposta rápida, eficiente e de qualidade.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.