Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza simulado de salvamento em altura

Fonte: CENÁRIOMT

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza simulado de salvamento em altura

Bombeiros militares de Pontes e Lacerda e Cáceres participaram de um simulado de salvamento em altura entre os dias 25 e 27 de abril em Nova Lacerda (distante 541 km de Cuiabá). O objetivo do treinamento, que foi realizado pela 8ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Pontes e Lacerda, foi aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais de resgate em situações reais de salvamento.

O treinamento simulou o resgate de uma vítima que havia caído de uma cachoeira, sendo empregadas diversas técnicas de salvamento por cordas, incluindo tirolesa, rapel e amarração da vítima na maca. O simulado foi conduzido pelo 2º Sargento BM Rossi e pelo 2º Sargento BM Yokomizo, que realizaram o 4º Curso de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso em 2022.

Antes da realização do simulado,  os participantes receberam instruções sobre procedimentos de segurança e técnicas de rapel, entre outros conteúdos. Assim, durante o simulado, todos os conhecimentos já ministrados foram aplicados na prática.

O treinamento foi realizado na Cascata Uirapuru. Para a realização do simulado, o CBMMT contou com a parceria da Secretaria de Saúde de Nova Lacerda, que disponibilizou uma ambulância para a prevenção do treinamento.

[Continua depois da Publicidade]

Esse tipo de atividade é fundamental para assegurar que os bombeiros militares estejam preparados para lidar com as adversidades do ambiente e trabalhar em condições extremas. Além disso, a reciclagem de conhecimento garante a segurança dos profissionais de resgate e das vítimas em situações reais de emergência, permitindo que os bombeiros aprimorem suas habilidades e desenvolvam a confiança necessária para lidar com as mais diversas situações.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).