O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que, nas últimas 24 horas, extinguiu dois incêndios florestais e mantém quatro focos controlados. Nesta quinta-feira (2), as equipes atuam no combate a outros 20 focos ativos espalhados pelo estado.
Os incêndios já extintos ocorreram nos municípios de Juara e Cocalinho, enquanto os controlados — que não apresentam risco imediato — estão em Nova Ubiratã, Tapurah e União do Sul. As operações continuam em Pontes e Lacerda, Cáceres e Novo Santo Antônio, além de cidades como Rosário Oeste, Nova Brasilândia, Alto Paraguai, Cláudia, Colniza, Barra do Bugres, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte e Barão de Melgaço.
O combate conta com o uso de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, em conjunto com o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil e Ciopaer, além da Polícia Militar. O foco é proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.
O monitoramento estadual registra 63 focos de calor, incluindo 36 incêndios florestais e 27 queimadas irregulares. Nas terras indígenas, foram identificados sete focos, sendo que o combate nessas áreas deve ser realizado apenas por órgãos federais.
Os 27 focos de calor de origem irregular são acompanhados pela Operação Infravermelho, coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá. Com apoio de imagens de satélite, a ação visa prevenir e responsabilizar autores de queimadas ilegais.
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 225 incêndios em diferentes municípios do estado. Nas últimas 24 horas, foram identificados 48 focos de calor, sendo 14 na Amazônia e 34 no Cerrado, segundo dados do Programa BDQueimadas do Inpe.
O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza e manejo rural é proibido até 30 de novembro na Amazônia e no Cerrado, e até 31 de dezembro no Pantanal. Em áreas urbanas, a proibição é válida durante todo o ano. Qualquer suspeita de incêndio deve ser comunicada imediatamente pelos números 193 ou 190.