Corpo de Bombeiros enfrenta 20 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quinta

O Corpo de Bombeiros Militar de [Mato Grosso](https://www.cenariomt.com.br/mato-grosso/) continua o combate a diversos incêndios florestais, com ações intensas e monitoramento constante em todo o estado.

Fonte: CenárioMT

Corpo de Bombeiros enfrenta 20 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quinta
Corpo de Bombeiros enfrenta 20 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quinta - Foto: BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que, nas últimas 24 horas, extinguiu dois incêndios florestais e mantém quatro focos controlados. Nesta quinta-feira (2), as equipes atuam no combate a outros 20 focos ativos espalhados pelo estado.

Os incêndios já extintos ocorreram nos municípios de Juara e Cocalinho, enquanto os controlados — que não apresentam risco imediato — estão em Nova Ubiratã, Tapurah e União do Sul. As operações continuam em Pontes e Lacerda, Cáceres e Novo Santo Antônio, além de cidades como Rosário Oeste, Nova Brasilândia, Alto Paraguai, Cláudia, Colniza, Barra do Bugres, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte e Barão de Melgaço.

[Continua depois da Publicidade]

O combate conta com o uso de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, em conjunto com o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil e Ciopaer, além da Polícia Militar. O foco é proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

O monitoramento estadual registra 63 focos de calor, incluindo 36 incêndios florestais e 27 queimadas irregulares. Nas terras indígenas, foram identificados sete focos, sendo que o combate nessas áreas deve ser realizado apenas por órgãos federais.

[Continua depois da Publicidade]

Os 27 focos de calor de origem irregular são acompanhados pela Operação Infravermelho, coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá. Com apoio de imagens de satélite, a ação visa prevenir e responsabilizar autores de queimadas ilegais.

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 225 incêndios em diferentes municípios do estado. Nas últimas 24 horas, foram identificados 48 focos de calor, sendo 14 na Amazônia e 34 no Cerrado, segundo dados do Programa BDQueimadas do Inpe.

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza e manejo rural é proibido até 30 de novembro na Amazônia e no Cerrado, e até 31 de dezembro no Pantanal. Em áreas urbanas, a proibição é válida durante todo o ano. Qualquer suspeita de incêndio deve ser comunicada imediatamente pelos números 193 ou 190.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: rdayelle@gmail.com