O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso continua o combate a incêndios florestais em todo o estado. Nas últimas 24 horas, três incêndios foram completamente extintos, enquanto um foco permanece controlado no município de Nova Guarita.
Além disso, as equipes atuam em 15 outros focos localizados nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade (quatro focos), Marcelândia (três focos) e Cáceres (dois focos), bem como em Nova Brasilândia, União do Sul, Novo Santo Antônio, Glória D’Oeste, Pontes e Lacerda e Barão de Melgaço.
O combate inclui o uso de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, garantindo o controle das chamas e a proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente. O trabalho é integrado com apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar, Defesa Civil e Centro Integrado de Operações Aéreas, além da Polícia Militar.
O monitoramento estadual registra 55 focos de calor, sendo 45 incêndios florestais e 10 queimadas irregulares. Nas terras indígenas, seis focos foram identificados, incluindo Terra Indígena Tapirapé, Sararé, Parabubure, Marechal Rondon, Maraiwatsede e Tereza Cristina. Nessas áreas, o combate é de responsabilidade de órgãos federais.
A fiscalização das queimadas irregulares é realizada pela Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e tecnologias de monitoramento para prevenir e responsabilizar infratores.
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 220 incêndios em diversos municípios do estado, reforçando a necessidade de respeito às regras. O período de proibição vai até 31 de dezembro no Pantanal, até 30 de novembro nas regiões de Amazônia e Cerrado, e é permanente em áreas urbanas.
Em caso de suspeita de incêndio, a população deve denunciar imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).