O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu extinguir dois incêndios florestais e mantém controlados cinco focos ativos nas últimas 24 horas. Nesta terça-feira (9.9), os trabalhos seguem em 34 incêndios em diferentes regiões do estado.
Os incêndios já extintos ocorreram em Chapada dos Guimarães e às margens da rodovia MT-351, enquanto os focos controlados, sem risco imediato de propagação, estão localizados em Cláudia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres e Tapurah.
Além disso, os bombeiros concentram esforços em Vila Bela da Santíssima Trindade e Barra do Garças, onde três focos na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul estão sendo combatidos com apoio de aeronaves, maquinários e equipes em solo.
Simultaneamente, operações ocorrem em municípios como Santo Antônio de Leverger, Tesouro, Planalto da Serra, São José do Rio Claro, Chapada dos Guimarães, Novo Mundo e Juína, com dois focos em cada localidade. Ações também seguem em Paranatinga, União do Sul, Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã, Torixoréu, Tapurah, Nova Maringá, Novo Santo Antônio, Colniza, Tangará da Serra, Nova Monte Verde e Alta Floresta.
O combate envolve helicópteros, caminhões-pipa, máquinas pesadas e brigadistas, garantindo contenção das chamas e proteção de vidas, propriedades e meio ambiente. A operação integra ainda o Grupo de Aviação Bombeiro Militar, Defesa Civil e outros órgãos.
No monitoramento, 101 focos de calor foram registrados em todo o estado, sendo 88 incêndios florestais e 23 em terras indígenas, onde o combate é restrito a órgãos federais. As ocorrências incluem áreas como Parque do Xingu, Terra Indígena Sangradouro e Marechal Rondon, entre outras.
Outros 13 focos de calor irregulares estão sob fiscalização da Operação Infravermelho, utilizando imagens de satélite e tecnologias para prevenir incêndios e responsabilizar infratores.
Desde o início do período proibitivo, o CBMMT já extinguiu 198 focos ativos em todo o estado, incluindo municípios de diversas regiões de Mato Grosso.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 212 focos de calor pelo Programa BDQueimadas do Inpe: 127 na Amazônia, 82 no Cerrado e 3 no Pantanal. O Corpo de Bombeiros reforça que o uso do fogo é proibido de forma sazonal no Pantanal, Amazônia e Cerrado, e durante todo o ano nas áreas urbanas.
Em caso de incêndio florestal, a população deve denunciar imediatamente pelos números 193 ou 190.


















