Corpo de Bombeiros combate 15 incêndios florestais em Mato Grosso nesta terça-feira

Equipes atuam em diversas cidades para conter focos de incêndios florestais e monitoram áreas de risco em todo o estado.

Fonte: CenárioMT

Corpo de Bombeiros combate 15 incêndios florestais em Mato Grosso nesta terça-feira
Foto: CBMMT/Secom-MT

O Corpo de Bombeiros segue em intensa atuação contra as queimadas em Mato Grosso. Nesta terça-feira (30), foram combatidos 15 incêndios florestais em diferentes regiões do estado, com parte das ocorrências já controladas.

Entre os incêndios extintos estão os registrados em Nova Ubiratã, Cláudia e Vila Bela da Santíssima Trindade. Outros focos, já controlados e sem risco imediato de propagação, permanecem em Vila Bela da Santíssima Trindade, Glória D’Oeste e União do Sul.

No município de Pontes e Lacerda, quatro incêndios seguem ativos. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, duas frentes ainda demandam trabalho das equipes. As cidades de Guarantã do Norte, Juara, Cocalinho, Nova Santa Helena, Cáceres, Barão de Melgaço, Colniza, Nova Maringá e Cláudia também estão entre as que enfrentam ocorrências.

O enfrentamento conta com apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, além de monitoramento contínuo para proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

Monitoramento e fiscalização

Atualmente, há o monitoramento de 42 focos de calor no estado, sendo 27 incêndios florestais e 15 queimadas irregulares. Em terras indígenas, foram confirmados três incêndios em áreas localizadas em Canarana, Barra do Garças e Campinápolis. Nesses casos, a responsabilidade de combate cabe ao Governo Federal.

Na Operação Infravermelho, que fiscaliza o uso irregular do fogo a partir de imagens de satélite, 15 focos estão sob análise. A estratégia busca antecipar riscos e responsabilizar infratores.

Dados atualizados

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, já foram 223 incêndios extintos em diferentes municípios, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sinop, Sorriso, Rondonópolis e muitos outros.

Somente nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 221 focos de calor em Mato Grosso, sendo 117 na Amazônia e 104 no Cerrado.

Período proibitivo

Está proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no estado. No Pantanal, a restrição vai de 1º de junho a 31 de dezembro. Na Amazônia e no Cerrado, entre 1º de julho e 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso de fogo é vetado durante todo o ano.

Em caso de indício de incêndio florestal, a orientação é acionar imediatamente os números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).