Um corpo carbonizado localizado próximo às margens da rodovia MT-430, em Confresa, foi oficialmente identificado como Paulo José de Souza, de 69 anos, por meio de impressões digitais. O resultado foi obtido em menos de 48 horas após a descoberta, mesmo diante do alto grau de carbonização das marcas papilares.
O homem estava desaparecido desde o dia 12 de setembro e foi encontrado no dia seguinte. Cinco dias depois, seu veículo foi localizado abandonado e incendiado, sem qualquer vestígio de pessoas em seu interior. A partir da confirmação de que o proprietário estava desaparecido, foi solicitado o prontuário da vítima, e o confronto necropapiloscópico confirmou sua identidade.
Segundo a papiloscopista Patrícia David de Oliveira, foram aplicadas técnicas específicas para a recuperação das impressões digitais, incluindo hidratação das falanges em ácido acético, transiluminação e foto direta. “Trata-se de um caso bastante complexo, pois as impressões digitais estavam extremamente prejudicadas pela carbonização. Mas, com as técnicas utilizadas, foi possível recuperar fragmentos de qualidade suficiente para a identificação e liberação rápida aos familiares”, explicou.