30.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 24 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO Cooperativa de garimpeiros de Mato Grosso recebe licença de instalação

Cooperativa de garimpeiros de Mato Grosso recebe licença de instalação

Após TAC entre a cooperativa, Metamat, mineradora e ANM, as licenças ambientais começam a ser liberadas
Por CenárioMT

O Governo do Estado concedeu a licença de instalação para a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga) na segunda-feira (30.11). O documento tem validade até o final de novembro de 2023 e foi liberada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Em julho, foi assinado um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta entre a cooperativa, a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), a mineradora Nexa e a Agência Nacional de Mineração (ANM) que teve como objetivo resolver o conflito pelo uso da área no município de Aripuanã (1002 km a Noroeste de Cuiabá). Desta forma, os garimpeiros poderão explorar ouro legalmente.

A licença concedida pela Sema permite a instalação de maquinários dentro da área de 516 hectares cedida para a cooperativa, localizada na Fazenda Dardanelos. O presidente da Coopermiga, Antônio Vieira da Silva, afirmou em entrevista que com esta licença começam a instalar os moinhos, rampas e maquinários.

“Depois vem a Licença de Operação, que é a última. Nós vamos depender dela ainda, mas acredito que nos próximos dias, com tudo implantado e pronto para vistoria, muito em breve vamos conseguir”, disse a um site local.

O presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, acredita que com o avanço das licenças há a possibilidade da garantia do sustento para as famílias que sobrevivem da extração de ouro. “É um acordo que terá um impacto social muito grande na cidade e na região, e que possibilitará que os trabalhadores possam legalizar sua produção”, afirmou.

O presidente da Coopemiga reforçou que a legalização da atividade traz benefícios para todos os moradores do município. “Assim como também para o estado de Mato Grosso e garimpeiros de todo Brasil que estão residindo hoje aqui na cidade. Nossa atividade ajuda a movimentar a economia, trazendo garantia de renda e emprego para o município, estado e Brasil”, completa.

A cooperativa informou que cerca de 6 mil pessoas estão ligadas à atividade garimpeira no município de Aripuanã atualmente. Da área destinada ao garimpo, serão construídas moradias para os garimpeiros em uma “vila garimpeira”.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Lucas do Rio Verde contabiliza 8.179 recuperados da Covid-19
janeiro 24, 2021
copa verde
Luverdense joga hoje pela Copa Verde
janeiro 24, 2021