Consulta pública define futuro de 15 escolas no modelo cívico militar em Mato Grosso

A Seduc promove votação para decidir a conversão de unidades escolares ao modelo cívico-militar, envolvendo pais, alunos e a comunidade.

Fonte: CenárioMT

Consulta pública define futuro de 15 escolas no modelo cívico militar em Mato Grosso
Consulta pública define futuro de 15 escolas no modelo cívico militar em Mato Grosso - Foto: SEDUC

Mato Grosso inicia nesta quinta-feira (26) uma consulta pública para debater a transformação de 15 escolas estaduais em unidades no modelo cívico-militar. O processo vai até sexta-feira (27), às 19h, e envolve pais, responsáveis e alunos maiores de 16 anos, que poderão votar presencialmente nas escolas e nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) das 7h às 19h.

A votação será secreta, com opções para aprovação ou rejeição da proposta, conforme o edital publicado no Diário Oficial. O resultado será divulgado após o término da consulta, garantindo a participação ativa da comunidade escolar nas decisões sobre a gestão das unidades.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o modelo cívico-militar preserva o currículo tradicional com professores na condução do ensino, enquanto militares da reserva atuam na organização e disciplina escolar. A contratação desses militares já está em andamento, com editais publicados em 13 polos regionais.

Além disso, está prevista a formação de diretores, coordenadores, professores e demais servidores para a adaptação ao novo formato de gestão. Atualmente, Mato Grosso conta com 87 escolas nesse modelo e pretende ampliar para 100 unidades, dentre as 628 existentes na rede estadual.

[Continua depois da Publicidade]

As escolas que participarão da votação incluem unidades em Cuiabá, Primavera do Leste, Nova Mutum, Pedra Preta, Alto Taquari, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde e Peixoto de Azevedo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.