Cerca de 180 crianças atendidas no Complexo Passaredo, em Cuiabá, participaram de uma manhã festiva nesta quinta-feira (9) em comemoração antecipada ao Dia das Crianças. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu pais e a equipe de professores do local.
A principal atração foi a apresentação teatral do Palhaço Teteko (Altyeri Dallys, do Grupo Lamarck), que envolveu a garotada com mensagens lúdicas e divertidas sobre temas importantes como meio ambiente, família, escola e educação.
A secretária adjunta de Cultura, Vilmara Vidica, a Bombom, destacou a importância da programação especial para os alunos do bairro. “Essa programação… não só valoriza o bairro, como também as crianças e a formação por meio da educação lúdica, uma forma leve e divertida de fazer com que as informações atinjam o objetivo. E isso é essencial, porque quando o aprendizado fica, as crianças entendem melhor e levam para a vida”, explicou.
O coordenador do Complexo, Rosberg Rabelo Martins, ressaltou a necessidade de proporcionar vivências reais às crianças, especialmente na periferia, em um mundo cada vez mais digital. O Complexo Passaredo, reativado há cerca de 100 dias, atende um total de 260 pessoas em projetos culturais, esportivos e educativos, sendo a maior parte crianças.
A programação teve a participação entusiasmada das famílias. Maytana Marques Queiroz, mãe de alunos do futebol e vôlei kids, enfatizou como o espaço ajuda o desenvolvimento dos jovens: “O esporte ajuda muito, encaminha para coisas boas. As crianças do bairro não ficam ociosas.” Ela ainda destacou que as atividades do Complexo também ajudam adultos, citando o caso de uma amiga que superou a depressão com a ajuda das aulas de dança.
O aluno Arthur dos Santos, de 11 anos, que participa do futebol kids, comemorou a ação. “Eu gosto daqui… Meus pais sempre me incentivaram a praticar esportes, porque é bom para a saúde, e a gente faz amizades, se distrai.”
A história por trás do palhaço Teteko também marcou a celebração. O servidor público Altyeri Dallys realiza seu sonho de infância de levar alegria e informação através da arte. “É muito gratificante poder levar informação, levar alegria, ver o sorriso de uma criança, de um adulto. Isso me dá paz”, relatou.