Você sabia que as alas do Hospital Central de Alta Complexidade de Cuiabá, Mato Grosso, podem receber nomes de personalidades que marcaram a saúde no estado? Deputados da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da AL-MT discutiram nesta terça-feira (21) o Substitutivo Integral nº 2 do Projeto de Lei nº 717/2020, que propõe a denominação das 11 alas do hospital.
Pedido de vistas e ajustes técnicos
Durante a reunião, os deputados Sebastião Rezende (União), Lúdio Cabral (PT) e Dr. João (MDB) solicitaram vistas ao projeto. O presidente da comissão, deputado Paulo Araújo (PP), explicou que a análise busca ajustes técnicos, garantindo que a homenagem seja coerente com a área de atuação de cada profissional.
Critérios para escolha dos homenageados
Segundo Araújo, a comissão avalia a compatibilidade entre o perfil dos homenageados e os setores do hospital. “Não há questionamento quanto aos nomes indicados, mas sim quanto à correspondência de cada homenageado com a área que vai levar seu nome”, destacou.
O deputado Sebastião Rezende reforçou que a rejeição ao texto original do PL e ao Substitutivo nº1 torna necessário o pedido de vista para melhor compreensão da proposta.
Função do relator e próximos passos
O deputado Dr. João, primeiro-secretário da ALMT, foi designado relator do Substitutivo Integral nº2. Ele ressaltou a importância de que as homenagens reflitam fielmente a trajetória dos profissionais indicados.
- O relator analisará o mapa completo do hospital;
- Ajustará denominações conforme especialidade de cada homenageado;
- Garantirá reconhecimento plural, considerando indicações de 24 parlamentares.
O prazo regimental para devolução do PL é de 48 horas, e não está descartada a convocação de uma reunião extraordinária para discussão e votação.
Comente sua opinião sobre a importância de homenagear profissionais da saúde!