Com colheita histórica, Mato Grosso amplia liderança agrícola nacional

A produção atingiu 50,59 milhões de toneladas, um salto de 28,6% em relação ao recorde anterior.

Fonte: CENÁRIOMT

Com colheita histórica, Mato Grosso amplia liderança agrícola nacional
Com colheita histórica, Mato Grosso amplia liderança agrícola nacional

Mato Grosso confirma sua posição de potência agrícola ao consolidar uma colheita histórica, que projeta uma produção de grãos e fibra acima de 110 milhões de toneladas para o ciclo 2024/25. O novo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reforça o desempenho notável do estado, que registra um crescimento de 18% em sua safra, superando a evolução da produção em nível nacional.

Este resultado marca o 14º ano consecutivo em que Mato Grosso se mantém como o maior produtor do país, com um ciclo agrícola impulsionado pelo desempenho robusto de suas três principais culturas: soja, milho e algodão.

A pujança da safra teve como pilar a soja, cuja colheita já está consolidada. A produção atingiu 50,59 milhões de toneladas, um salto de 28,6% em relação ao recorde anterior.

A safra de milho, que está em fase final de colheita, também se destaca com uma projeção de 54 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 11% sobre o ciclo passado. Já o algodão, com a colheita ainda em andamento, deve render 2,75 milhões de toneladas de pluma, um crescimento de 3,7%.

Com números tão expressivos, o estado não apenas quebra seus próprios recordes, mas também contribui de forma decisiva para a segurança alimentar e o fortalecimento do Brasil no cenário internacional do agronegócio.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.