30.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 15 maio, 2021
InícioMATO GROSSOCom apoio do MP prefeitura de Sinop amplia horário de atendimento no...

Com apoio do MP prefeitura de Sinop amplia horário de atendimento no comércio

Por CENÁRIOMT

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira com o promotor de Justiça, Pompilio Paulo Azevedo, o prefeito Roberto Dorner (republicanos) decidiu, em conjunto com o Ministério Público, estender o horário de atendimento no comércio, com a edição de um novo decreto.

A decisão foi possível após o município de Sinop apresentar uma redução no índice de contaminação, e sair do risco “muito alto” para “alto”, conforme classificação divulgada no boletim estadual, desta terça-feira (14). O novo decreto, que começa a valer a partir desta quinta-feira, amplia o horário de funcionamento do comércio e atividades religiosas, das 20h para as 22h, com toque de recolher a partir das 23h, de segunda à sábado. Aos domingos, o atendimento será até as 14h. Delivery segue até 23h59.

O novo decreto também regulamenta o funcionamento de bares e restaurantes, liberando o consumo de bebida alcoólica no local de venda. Os estabelecimentos deste seguimento devem atuar com 50% de sua capacidade, mantendo os clientes sentados e seguindo as medidas de biossegurança.

O outro assunto debatido em consenso com o Ministério Público foi a liberação das atividades escolares, seguindo todas medidas de segurança. Durante a reunião o Prefeito Roberto Dorner destacou que a prefeitura Sinop manterá todas as ações de fiscalização e aplicação de multar para contenção do vírus, com o objetivo de reduzir a contaminação.

“A classe de bares restaurantes está sendo muito prejudicada, estão sem conseguir trabalhar há bastante tempo, então peço ajuda do senhor (promotor) para a gente encontrar uma maneira, que seja dentro da lei, de liberar esse pessoal para trabalhar”, disse Dorner ao promotor, durante a reunião on-line.

Pompílio destacou que a redução apresentada, ainda que o cenário não seja dos melhores, é resultado das ações realizadas no município, e que entende a necessidade da economia, bem como do setor da educação, demostrando consenso na proposta apresentada pela executivo municipal da ampliação do horário de atendimento com algumas limitações. O promotor destacou ainda a importância, de manter a os cuidados para que não tenhamos uma piora no quadro.

A secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Olivia Strapazzon, apresentou durante a reunião os números que mostram uma redução nos novos casos de contaminação da covid-19 em Sinop, bem como uma leve redução no número de pacientes internados na Upa, destacando a força tarefa desenvolvida na cidade para conter o avanço da doença.

O Presidente da Câmara Élbio Wolkweis que também participou da reunião ressaltou o quanto é importante neste momento que o seguimento de bares e restaurantes sigam as medidas de biossegurança, “essa flexibilização atende exatamente essa categoria que precisa muito, esperamos e vamos cobrar deles que nos ajude a fiscalizar e manter medidas de biossegurança”, destacou o presidente do Legislativo Municipal.

O Procurador Geral da prefeitura de Sinop Ivan Schneider, também participou da reunião e agradeceu o auxílio do Ministério Público para com a prefeitura nas tomadas de decisões. O novo decreto passa a valer a partir desta quinta-feira (15), no entanto, o município reforça que medidas mais restritivas podem ser retomadas, caso a classificação de risco do Governo do Estado, volte para patamares mais graves.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LITERATURA
“Livro é uma viagem que você faz sem precisar sair de casa”, compara premiada em concurso de poesia
maio 15, 2021
POLÍCIA
Morador de Lucas do Rio Verde cai em golpe e tem prejuízo de mais de R$ 25 mil
maio 14, 2021