Com 97,16%, Lucas do Rio Verde tem o maior índice de pessoas alfabetizadas em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Lucas do Rio Verde lidera desenvolvimento em Mato Grosso, impulsionando o estado no ranking nacional de Emprego e Renda
Lucas do Rio Verde lidera desenvolvimento em Mato Grosso, impulsionando o estado no ranking nacional de Emprego e Renda (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo Demográfico 2022, revelando que 5,81% da população de Mato Grosso, com 15 anos ou mais, não sabe ler e escrever uma carta simples.

A taxa de alfabetização no estado é de 94,19%, superior à média nacional de 93%. Apesar desse índice, 212,4 mil pessoas em Mato Grosso ainda são analfabetas.

[Continua depois da Publicidade]

Municípios com Melhores e Piores Índices de Alfabetização

De acordo com o levantamento, Lucas do Rio Verde lidera o ranking de alfabetização no estado com 97,16%, seguido por Primavera do Leste com 96,81% e Cuiabá com 96,73%. Em contraste, os municípios com os índices mais baixos são Nova Nazaré (82,43%), Nova Brasilândia (79,79%) e Porto Estrela (77,76%).

Com base na população total, Lucas do Rio Verde tem aproximadamente 81,3 mil pessoas alfabetizadas, Primavera do Leste conta com 82,4 mil, e Cuiabá possui 629,6 mil pessoas capazes de ler e escrever.

[Continua depois da Publicidade]

Comparação Nacional

No cenário nacional, Mato Grosso ocupa a décima posição em termos de taxa de alfabetização. As maiores taxas foram registradas em Santa Catarina (97,33%), Distrito Federal (97,23%) e Rio Grande do Sul (96,89%).

Estes dados destacam a necessidade contínua de esforços para melhorar a alfabetização em regiões menos favorecidas, mesmo em estados com índices relativamente altos como Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.