Clínica de estética em Cuiabá é interditada pela terceira vez por irregularidades

A clínica do Jardim Petrópolis, em Mato Grosso, foi novamente fechada após fiscais encontrarem equipamentos escondidos e medicamentos irregulares.

Fonte: CenárioMT

Clínica de estética em Cuiabá é interditada pela terceira vez por irregularidades
Clínica de estética em Cuiabá é interditada pela terceira vez por irregularidades - Foto: PJC

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá (MT), interditou na manhã desta segunda-feira (22) uma clínica de estética no bairro Jardim Petrópolis, pela terceira vez.

Durante a fiscalização, foram encontrados um armário e uma gaveta com fundos falsos, onde estavam escondidos um cilindro de ozônio e equipamentos utilizados em procedimentos estéticos. Tubos com sangue de pacientes também foram localizados, possivelmente para reinjeção.

[Continua depois da Publicidade]

Nos fundos do estabelecimento, um cômodo isolado abrigava um frasco de Benzetacil e uma caixa com 100 unidades do antibiótico Ceftriaxona, sendo que 84 ainda estavam lacradas. A suspeita é de que a fisioterapeuta responsável aplicava os medicamentos, prática exclusiva de médicos.

A Vigilância Sanitária determinou a interdição total, enquanto a Decon segue com as investigações. A proprietária será novamente intimada para esclarecimentos sobre exercício ilegal da medicina.

[Continua depois da Publicidade]

Reincidência e riscos aos pacientes

Em fiscalizações anteriores, uma geladeira com tubos de sangue coletado sem identificação foi encontrada, utilizados em procedimentos de Plasma Rico em Plaquetas (PRP). Este procedimento exige protocolos rigorosos de biossegurança e profissionais habilitados, que não eram observados na clínica.

Desinformação

Em setembro, após duas interdições, a responsável publicou um vídeo afirmando possuir autorização para funcionamento, e alertou sobre riscos de clínicas irregulares, mesmo sendo alvo de fiscalizações constantes.

O delegado titular da Decon, Rogério Ferreira, alertou sobre os perigos de procedimentos estéticos realizados por profissionais não habilitados, como trombose, embolia, necrose e infecções, além da possível contaminação por HIV, hepatites e outras doenças.

A Polícia Civil recomenda que a população procure sempre clínicas regulares e desconfie de estabelecimentos que ofereçam procedimentos invasivos sem autorização da Vigilância Sanitária.

Denuncie

Consumidores podem denunciar clínicas que realizem procedimentos invasivos sem autorização ou com profissionais não habilitados, registrando boletim de ocorrência na Delegacia do Consumidor, localizada na Rua General Otávio Neves, 69, Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá-MT, ou pelo e-mail [email protected]. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 197 da Polícia Civil, ou pelo site Delegacia Digital: delegaciadigital.pjc.mt.gov.br.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]