Cidade de Mato Grosso recomenda uso de máscaras em unidades de saúde

Fonte: CENÁRIOMT

saude recomenda uso de mascara diante de sintomas gripais scaled 1
© Raquel Portugal/FioCruz

Diante do aumento de novos casos de Covid-19, a prefeitura de Cáceres, Mato Grosso, voltou a recomendar o uso de máscaras em todas as unidades do sistema de saúde do município. A medida, que é facultativa, abrange todos os locais de atendimento ao público.

A cidade, situada próxima à fronteira com a Bolívia, onde há um surto de Covid-19 com mais de 5 mil casos, segundo informações apuradas pela reportagem, tem observado um crescimento preocupante no número de casos locais.

De acordo com o Painel Covid-19, atualizado diariamente pelas autoridades sanitárias, somente em janeiro de 2024, foram confirmados 178 casos na cidade. Desses, 157 continuam sob monitoramento, 18 estão recuperados e 3 permanecem internados. Até o momento, não houve registro de mortes.

A recomendação da prefeitura, emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, foi motivada pela eficácia comprovada do uso das máscaras faciais na contenção da transmissão do vírus durante a pandemia. Segundo a secretaria, estudos científicos realizados ao longo da pandemia reforçaram a importância do uso de máscaras na redução da transmissão do vírus, especialmente por indivíduos assintomáticos.

[Continua depois da Publicidade]

“O uso de máscaras não é apenas uma precaução individual, mas uma expressão de responsabilidade coletiva. Ao adotar essa prática, os indivíduos contribuem para a proteção da comunidade, especialmente daqueles que são mais vulneráveis”, afirmou Vitor Miguel Oliveira, secretário municipal de Saúde. A medida é vista como uma complementação aos esforços já em curso, como a vacinação e as práticas de higiene.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).