A longa temporada de calor e tempo seco em Mato Grosso está com os dias contados. A primeira semana de setembro marca a chegada de um alívio para o estado, com previsão de chuvas e granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestades em 61 municípios, em meio a uma expectativa de queda nas temperaturas até o fim de semana.
Apesar da mudança, o início da semana ainda será de calor intenso. Em Cuiabá, os termômetros podem chegar a 40 °C, enquanto no norte, em Sinop, as máximas variam entre 38 °C e 41 °C. Já em Cáceres, o calor atinge um pico de 41 °C até a quinta-feira.
O cenário, no entanto, muda drasticamente a partir de sexta-feira. Em Cáceres, por exemplo, a temperatura máxima deve cair para 32 °C. O respiro no clima também é esperado em Rondonópolis e Chapada dos Guimarães, onde as temperaturas máximas devem cair em até 4 °C.
A chegada da chuva, após o período de seca, é um fator de atenção. O Inmet mantém o aviso para a baixa umidade do ar e o alerta amarelo para tempestades em diversas regiões do estado. Mais de 60 municípios devem ficar atentos às condições climáticas nos próximos dias.