Chapada dos Guimarães terá escolas premiadas por arrecadação de lixo eletrônico

Iniciativa visa incentivar o descarte correto e premiar ações sustentáveis nas escolas de Mato Grosso

Fonte: CenárioMT

Chapada dos Guimarães terá escolas premiadas por arrecadação de lixo eletrônico
Chapada dos Guimarães terá escolas premiadas por arrecadação de lixo eletrônico - Foto: Ascom Seciteci

Três escolas de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, serão premiadas por arrecadarem a maior quantidade de lixo eletrônico durante uma gincana promovida por um programa estadual de recondicionamento de computadores. A iniciativa acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16 de maio) e faz parte da primeira edição do projeto itinerante que percorre diferentes municípios com atividades de educação ambiental.

A escola que mais arrecadar receberá três computadores. A segunda colocada será contemplada com dois equipamentos, enquanto a terceira levará um computador. Todas as vencedoras também receberão troféus como forma de reconhecimento.

A coleta está aberta à população e ocorre até às 15h de sexta-feira, em frente à Prefeitura Municipal. A premiação será realizada no mesmo dia, às 17h30.

Todo o material eletrônico recolhido será encaminhado para reciclagem ou descarte ambientalmente correto. A ação é realizada em parceria com uma organização da sociedade civil especializada em tecnologia e meio ambiente.

A programação inclui ainda palestras, oficinas e apresentações educativas voltadas ao público escolar e à comunidade, com foco no descarte consciente de equipamentos eletrônicos.

O evento também contará com a participação do Circuito Itinerante de Ciências, que traz oficinas de robótica criativa, construção de foguetes com garrafa PET, além de atrações como planetário digital e óculos de realidade virtual.

A iniciativa segue para outras cidades de Mato Grosso ainda neste mês. Nos dias 22 e 23 de maio, será a vez de Poconé, e nos dias 29 e 30, o projeto desembarca em Santo Antônio do Leverger.

Com ações educativas e premiações, o evento busca promover a conscientização ambiental, estimular a participação comunitária e reforçar a importância do descarte correto de lixo eletrônico em Mato Grosso.