O primeiro Centro de Referência Paralímpico de Mato Grosso recebeu, na última sexta-feira (10), a visita do deputado estadual Wilson Santos (PSD). O objetivo foi conhecer de perto os projetos esportivos voltados a crianças e adolescentes no campus da Unemat em Cáceres.
Iniciativa que promove inclusão social
A comitiva foi recebida por representantes da universidade, incluindo a diretora de Política Pedagógica e Financeira, Rinalda Bezerra Carlos, o supervisor do Centro, Emanuel Carvalho, e o diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa), Cesar Davi Mendo.
Durante a visita, Wilson Santos destacou a importância de projetos esportivos para o desenvolvimento e autoestima dos jovens: “A inclusão social é uma das nossas principais bandeiras. Já adianto que a vereadora Elis já tem uma emenda parlamentar conosco para o próximo ano”, afirmou.
Atendimento e estrutura do centro
O Centro de Referência Paralímpico atende 390 crianças e adolescentes, sendo 60 com deficiências físicas, intelectuais ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todos recebem acompanhamento multidisciplinar de profissionais de educação física, enfermagem, medicina e apoio de estudantes, bolsistas e voluntários.
Emanuel Carvalho explicou que as atividades incluem natação, futebol, badminton, bocha paralímpica, handebol e atletismo. O centro também foca em fornecer informações às famílias e garantir acompanhamento sistemático dos alunos, promovendo transparência e segurança no processo.
Parcerias e expansão
O centro conta com parceiros como o Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. A visita foi oportunidade para solicitar micro-ônibus adaptados para ampliar o atendimento e aumentar o número de crianças com TEA atendidas.
Wilson Santos confirmou que uma emenda parlamentar será destinada a Cáceres no próximo ano, atendendo à indicação da vereadora Elis Enfermeira, reforçando o compromisso com projetos sociais e esportivos da região.
Comente sua opinião sobre a importância da inclusão pelo esporte!