Centro-Oeste é 2º mais feliz no trabalho: Mato Grosso e região se destacam em felicidade e engajamento

A região Centro-Oeste alcançou o segundo lugar nacional no índice, com uma pontuação expressiva de 7,8 (em uma escala de 0 a 10).

Fonte: CENÁRIOMT

Centro-Oeste é 2º mais feliz no trabalho

Profissionais de Mato Grosso e de toda a região Centro-Oeste estão entre os mais felizes do Brasil. É o que revela a segunda edição do Índice de Felicidade e Engajamento no Trabalho, divulgado pela Pluxee em parceria com a plataforma britânica The Happiness Index. A região Centro-Oeste alcançou o segundo lugar nacional no índice, com uma pontuação expressiva de 7,8 (em uma escala de 0 a 10).

Apesar de o Brasil ainda estar 6% abaixo da média global de felicidade no trabalho, o Centro-Oeste se destaca, ficando atrás apenas da região Norte (8,1 pontos).

[Continua depois da Publicidade]

Este contraste sugere que regiões com menor concentração de grandes centros corporativos e alta competitividade, como Mato Grosso, podem oferecer ambientes de trabalho mais equilibrados e satisfatórios.

O poder do agronegócio em Mato Grosso

Os dados da pesquisa mostram que a felicidade está intimamente ligada ao setor de atuação, e Mato Grosso possui o segmento mais feliz e engajado do país:

[Continua depois da Publicidade]
  • Líder Nacional: O setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (Agronegócio) ocupa o topo do ranking brasileiro com uma média de 8,1.

Considerando a força do agronegócio na economia de Mato Grosso, este dado reforça a percepção de maior satisfação e propósito entre os profissionais que atuam no principal pilar econômico do estado.

Tendências de engajamento e evolução psicológica

O estudo aponta que, em 2025, houve um avanço consistente na experiência do trabalho no Brasil, com a felicidade subindo de 7,3 para 7,6. As melhorias mais significativas ocorreram em dimensões ligadas ao bem-estar psicológico, indicando que as empresas estão investindo em culturas mais saudáveis.

As áreas que mais cresceram, e que refletem o desejo dos profissionais de Mato Grosso e do país, são:

  • Crescimento Pessoal (+6,3%).
  • Reconhecimento Genuíno (+6,2%).
  • Segurança e Propósito (+4,2%).

O maior salto ocorreu no sistema reflexivo (+6,1%), que está ligado à busca por propósito e evolução contínua, confirmando que os profissionais valorizam cada vez mais ter significado em suas carreiras.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.