Centro de Triagem garante diagnóstico precoce e mais chances de recuperação

A partir desta quinta-feira (23), logo cedo serão entregues 600 senhas, das 6h às 6h45. Atendimento das 7h às 17h. Com capacidade para atender 600 pessoas por dia, os esforços evitarão o agravamento da doença, a necessidade de internação nas UTIs e sobrecarga de leitos

0
A expectativa é de que cerca de 600 pessoas sejam atendidas por dia no local. - Foto por: Christiano Antonucci - SECOM/MT

O Governo de Mato Grosso tem concentrado esforços para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A partir desta quinta-feira (23.07), os portões da Arena Pantanal serão abertos para receber a população e iniciar atendimentos no Centro de Triagem da Covid-19.

O objetivo é realizar testagem para diagnosticar precocemente a doença nas pessoas que apresentam algum tipo de sintoma e ainda não sabem se estão infectadas. A estratégia mune o paciente com mais chances de cura, pois o tratamento poderá ser iniciado de forma imediata.


-Continua depois da publicidade ©-

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, orientou que “apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham à Arena Pantanal. Nós queremos tratar logo essas pessoas para que não precisem de internação”.

O gestor destacou que para os casos mais complexos da Covide-19 é necessário buscar atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) ou demais Hospitais do Estado.

“Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas leves sigam para o Centro de Triagem da Arena Pantanal”, concluiu.

A ação é coordenada pela Secretária de Estado de Saúde (SES-MT) e garante o diagnóstico precoce de Covid-19. Após realização de consulta com um médico, caso teste positivo, a pessoa receberá os medicamentos para iniciar o tratamento. Assim, contribuir para evitar o agravamento da doença e a necessidade de internação do paciente em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública, diminuído a sobrecarga de utilização do serviço.

Para a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Dourado, que atua na linha de frente do combate à pandemia, o Centro Triagem vai permitir a identificação de pessoas assintomáticas para conter a transmissão.

“A pessoa que possui a carga viral sem saber é um potencial transmissor do coronavírus, infectando outros sem saber exatamente por nãos saber se é positiva ou negativa”.

O médico Carlos Carretoni, que foi acometido pela Covid-19, disse que essa importante ação vai contribuir para evitar que “o paciente chegue ao respirador”, e que o Centro de Triagem é uma “estrutura pertinente que vai tirar o paciente de uma situação desfavorável, antes de um agravamento chegando ao óbito”.

Como funciona 

Esta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá quinta-feira-feira (23), sexta-feira (24) e sábado (25). Logo cedo serão entregues 600 senhas, das 6h às 6h45. (A senha é retirada na Rua Traçaia, entre o Ginásio Aecim Tocantins e a Todimo, no portão de acesso da Arena.)

De segunda-feira a sábado, os atendimentos iniciam às 7h e encerram às 17h. É obrigatório o uso de máscaras de proteção. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para garantir a organização do espaço evitando aglomeração durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como será o atendimento CLIQUE AQUI.

O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

Como chegar 

O Centro de Triagem foi montado no estádio de futebol da Arena Pantanal, localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Para chegar até o local por meio do transporte público, o cidadão pode embarcar na linha 609, que sai da Estação Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá.

Para quem pretende utilizar automóvel próprio para chegar à Arena Pantanal, poderá deixar o veículo no estacionamento do estádio.

Leia também: Resultado das loterias de hoje (25/09/2020)


Amazonia 03 de Junho