A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso capacitou 461 servidores do Sistema Penitenciário no primeiro semestre deste ano, com foco em aprimorar práticas operacionais e administrativas. As ações envolveram policiais penais e profissionais de nível superior.
Coordenadas pela Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (CEASP), as formações incluíram oito cursos, entre eles o Curso de Formação Inicial, obrigatório para a atuação no sistema. A atual turma, 12ª em andamento, conta com 37 policiais penais que estudam temas como direito penal, gestão de pessoas, armamento e atendimento pré-hospitalar.
Outros treinamentos trataram do uso do sistema estadual de gestão de documentos, registro de ocorrências, operação de escâner corporal e capacitação de nutricionistas dos sistemas Penitenciário e Socioeducativo. Também foi ministrado curso de ambientação com pistolas Glock, armamento recentemente adquirido.
O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou a importância da qualificação contínua para garantir eficiência e atualização dos procedimentos no setor. Ele reforçou que o investimento em conhecimento é aliado à adoção de novas tecnologias e armamentos.
Em julho, começou a entrega de 1.950 pistolas Glock, totalizando R$ 3,82 milhões em investimentos, destinadas a todos os policiais penais da ativa. Para receber o novo armamento, é obrigatório passar pela capacitação específica sobre sua operação e manuseio seguro.
As primeiras unidades a receberem as pistolas foram Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo. Nesta semana, o curso foi estendido às unidades de Paranatinga, Primavera do Leste e Jaciara, segundo informou o coordenador Rildo Pereira.