A campanha publicitária “Abril Laranja”, idealizada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em parceria com a Agência ZF, alcançou reconhecimento internacional ao ser publicada nesta segunda-feira (12) no prestigiado site Ads of The World. A plataforma é conhecida por destacar anúncios criativos e de excelência de todo o planeta.
As peças da campanha foram lançadas em abril deste ano com o objetivo de divulgar a Lei nº 12.646/2024, de autoria do presidente da ALMT, que instituiu no estado a campanha Abril Laranja. A norma determina a promoção de ações conjuntas de conscientização e informação sobre a prevenção da crueldade contra animais durante todo o mês de abril.
A estratégia criativa da campanha estabeleceu uma conexão impactante entre a violência contra animais e a violência contra seres humanos. O vídeo principal exibe imagens de assassinos em série que historicamente demonstraram prazer em atos de violência contra animais, ressaltando um dado alarmante: no Brasil, 71% dos agressores de animais também cometem crimes contra pessoas.
Para o gerente de marketing da ALMT, Ricardo Sardinha, essa abordagem sensível e a força das imagens foram cruciais para o reconhecimento internacional da campanha. “É uma campanha muito sensível. Você vê pela primeira vez e já se arrepia. Ela parte do mote de que quem maltrata animais pode machucar qualquer um. Seja uma criança, um adulto, uma mulher. As imagens da campanha também falam por si. Acredito que isso tenha aumentado o alcance mesmo sendo uma campanha em português”, avaliou Sardinha.
“Esta é a primeira vez que uma campanha criada pela equipe da publicidade juntamente com uma agência é incluída no site Ads of The World, que destaca as melhores práticas, melhores campanhas do mundo. Isso mostra que o trabalho da Secretaria de Comunicação do Parlamento estadual como um todo está cada vez mais maduro e mais profissional. O briefing [resumo do projeto] foi criado aqui na publicidade da Casa, a partir de uma solicitação do Grupo de Trabalho da Causa Animal [em funcionamento da ALMT]. Esta campanha faz parte da publicidade institucional do órgão com objetivo de conscientização baseado em ações do Legislativo”, completou o gerente de marketing da ALMT.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, também celebrou o reconhecimento internacional da campanha, destacando o trabalho conjunto e a sensibilidade da equipe da Secom. “Esse é o reflexo de um trabalho de união da nossa Secom, que alia criatividade e sensibilidade. Uma campanha de extrema importância, mostrando que a ALMT dá voz às principais pautas. E essa pauta dedicada à proteção dos animais é de extrema importância”, concluiu o secretário.