Campanha arrecada 12 toneladas de papel e papelão e usa dinheiro para comprar materiais escolares a crianças ribeirinhas de MT

Fonte: G1 MT

Arquivo pessoal

Uma campanha arrecadou 12 toneladas de resíduos de papel e papelão em material escolar para crianças de seis escolas do Pantanal, das regiões de Barão de Melgaço, Mimoso, Porto Jofre e Cachoeirinha, em Mato Grosso.

Em Cuiabá, a maioria do que é gerado de papel e papelão é enterrado e não é reciclado. Quando chega ao aterro sanitário, o resíduo muitas vezes já está contaminado com outros dejetos orgânicos o que dificulta ainda mais a reciclagem.

[Continua depois da Publicidade]

A campanha “Uma Lição de Solidariedade” teve vários pontos de coleta espalhados pela cidade. Uma empresa de reciclagem comprou o material.

A ação foi desenvolvida pelo projeto “Teoria Verde” e reforça que lixo não existe e que se separados e encaminhados de forma correta os resíduos podem ser reciclados, gerar dinheiro e ajudar alguma causa.

[Continua depois da Publicidade]

“Com essa campanha, a gente traz isso à tona. Tentamos mostrar para as pessoas que lixo também é dinheiro e pode ajudar em uma causa, uma instituição. Nesse caso as crianças com a compra de material escolar”, afirma Jean Peliciari, diretor da Teoria Verde.

Empresas parceiras e algumas pessoas também contribuíram para a campanha, comprando alguns kits. Ao todo cerca de 600 crianças naquela região receberão os kits, que por conta das chuvas serão entregues na próxima terça-feira (18).

“Acredito que é apenas o início dessas campanhas, ainda temos muito o que fazer, tem muito resíduo que pode ser reciclado e ainda estamos enterrando. A gente ajuda o meio ambiente reutilizando esse papel que seria descartável e enquanto ajudamos na educação básica das crianças do Pantanal que precisam de material”, conclui Peliciari.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.