A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso promove, no domingo (28), a 3ª Caminhada de Setembro Verde, com objetivo de conscientizar a população sobre a doação de órgãos. O evento acontece no Parque das Águas, das 17h30 às 19h30, e segue as atividades do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no sábado (27).
Segundo a secretária-adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, a ação inclui orientação sobre captação de órgãos e incentivo à comunicação familiar sobre a intenção de se tornar doador. O gesto de doar órgãos é vital para salvar vidas, destacou.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET), Anita Ricarda da Silva, informou que haverá distribuição de panfletos explicativos e uma tenda da saúde com aferição de pressão e glicemia. Profissionais da CET explicarão como realizar doações, seja em vida ou após morte encefálica.
Em setembro, a Central promove cursos para capacitar equipes hospitalares, incluindo “Comunicação em Situações Críticas”, “Gerenciamento do Processo de Doação e Transplantes” e “Determinação de Morte Encefálica”. Nos dias 29 e 30, serão ministrados cursos sobre identificação de potenciais doadores.
A CET já captou múltiplos órgãos de sete doadores em 2025, totalizando 20 órgãos, e realizou 247 transplantes de córneas de janeiro a agosto. Existem dois tipos de doação: de doador vivo, que pode doar rim, parte do fígado, pulmão ou medula óssea, e de doador falecido, autorizado pela família após morte encefálica, permitindo doação de coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões.
A captação é feita em unidades hospitalares públicas e privadas do Estado, com o Hospital São Mateus responsável pelos transplantes de rim pelo SUS e o Instituto de Olhos habilitado para coleta de córneas.